Serviços do Estado disponíveis no seu comando da TV

Medida do programa Simplex+ prevê a disponibilização de um pacote de serviços públicos diretamente nas boxes de televisão das operadoras portuguesas, como a marcação de consultas.

O Governo quer disponibilizar vários serviços públicos diretamente nas televisões dos portugueses. A medida chama-se “Administração Pública@TV” e faz parte do programa Simplex+. O prazo previsto de implementação é o segundo trimestre do ano que vem, altura em que deverá ser integrado nas boxes de televisão das várias operadoras um conjunto de serviços que ainda não está totalmente definido.

Em concreto, a medida visa a criação de “conteúdos destinados à utilização em aplicação para as boxes dos operadores de telecomunicações”, o que irá permitir “uma linha direta de comunicação entre as televisões e alguns serviços públicos”, de acordo com a descrição da medida indicada no portal do Simplex+. A medida está à responsabilidade do Ministério da Presidência e da Modernização Administrativa e estará a ser desenvolvida em colaboração com entidades privadas.

O ECO contactou o gabinete de comunicação do Ministério para saber mais acerca desta medida. Questionada sobre como irá funcionar, fonte oficial respondeu que “serão disponibilizados serviços públicos através do canal ‘TV’, designadamente nas boxes dos operadores”. Mas afinal, quais serviços? “A definição dos serviços públicos depende ainda de uma aferição e discussão junto dos operadores”, respondeu a mesma fonte. E acrescentou: “Prevê-se a disponibilização de serviços como, na área da saúde, a marcação de consultas, ou a adesão à Chave Móvel Digital.”

No que toca a custos, o ministério liderado por Maria Manuel Leitão Marques referiu: “A solução ainda está a ser desenvolvida em conjunto com os operadores. O investimento dependerá, por exemplo, dos serviços que sejam disponibilizados.” O ECO contactou a Nowo e a PT/Altice, dona da Meo, com algumas questões acerca desta colaboração. Ainda não tinha tido resposta à hora de publicação deste artigo. A Nos e a Vodafone não comentaram.

O programa Simplex+ 2017 foi divulgado pelo Governo na passada segunda-feira. Como o ECO noticiou, o executivo recebeu mais de 250 propostas sobre medidas para simplificar e desburocratizar a Administração Pública portuguesa. Consulte este artigo para conhecer outras medidas incluídas no programa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Serviços do Estado disponíveis no seu comando da TV

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião