Plano Juncker “dá” 29 milhões para distribuir gás no norte

  • Lusa
  • 30 Junho 2017

Bruxelas vai conceder 29 milhões de euros para a expansão das redes de distribuição de gás no norte do país. Obras vão criar 40 novos postos de trabalho qualificados e permanentes.

O Plano Juncker de investimento garantiu um empréstimo de 29 milhões de euros do Banco Europeu de Investimento (BEI) à Sonorgás, para a expansão das redes de distribuição de gás natural no norte de Portugal, anunciou a Comissão Europeia.

De acordo com o executivo comunitário, o contrato de empréstimo permitirá à Sonorgás, fornecedora e operadora de uma rede de distribuição de gás natural, a expansão das suas redes de distribuição para novas áreas no norte do país, melhorando a segurança do fornecimento de energia e contribuindo para o crescimento económico e para a criação de emprego na região.

“O projeto permitirá o acesso ao fornecimento de gás natural a localidades no norte de Portugal até aqui não servidas, empregando mais de 900 pessoas durante o processo de implementação e criando 40 novos postos de trabalho qualificados e permanentes”, indicou o executivo comunitário.

A Comissão sublinha que o acordo só foi tornado possível “graças ao apoio do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos (EFSI)”, o pilar central do Plano de Investimento para a Europa, o chamado Plano Juncker. O comissário Carlos Moedas, responsável pela Investigação, Ciência e Inovação, comentou que “este acordo vai criar emprego, impulsionar a economia local, melhorar a segurança energética e beneficiar o ambiente”.

“São precisamente estes os objetivos do Plano Juncker do qual Portugal tem beneficiado. Já foram aprovadas em Portugal operações num valor superior a 1,2 mil milhões de euros e espera-se que essas operações gerem cerca de 4,0 mil milhões de euros em investimento”, apontou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Plano Juncker “dá” 29 milhões para distribuir gás no norte

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião