Incêndios marcam debate quinzenal por iniciativa do BE

  • Lusa
  • 28 Junho 2017

O BE abordará “a prevenção e combate aos incêndios e a necessidade de encontrar compromissos para a política florestal".

O Bloco de Esquerda (BE) e “Os Verdes” levam hoje o tema dos incêndios florestais da semana passada ao debate quinzenal com o primeiro-ministro, na Assembleia da República.

O BE, segundo fonte bloquista, abordará “a prevenção e combate aos incêndios e a necessidade de encontrar compromissos para a política florestal, combatendo a formação de manchas contínuas de eucalipto e garantindo o controlo do Estado sobre terras abandonadas”.

Fontes do PEV disseram à Lusa que a questão dos incêndios de Pedrógão Grande, que fizeram 64 mortos, é um tema incontornável na discussão com António Costa.

Este debate quinzenal é o primeiro de três em que o tema dos fogos estará em foco, esta semana, na Assembleia da República.

Na quinta-feira, o PSD agendou um debate sobre segurança, proteção e assistência às pessoas no incêndio de Pedrógão Grande e a semana de debates parlamentares termina na sexta-feira de manhã com uma interpelação dos Verdes sobre a floresta e desertificação do mundo rural.

Hoje será o PSD a abrir o debate quinzenal, com uma ronda de perguntas ao chefe do Governo, seguindo-se PS, Bloco de Esquerda, CDS-PP, PCP, PEV e Partido Pessoas, Animais e Natureza (PAN).

Todos os partidos comunicaram, por antecipação, que pretendem abordar temas sociais e económicos, sendo o PEV o único, como é habitual, a colocar temas ambientais. O BE acrescentou também temas de política internacional.

Os incêndios que deflagraram na região centro, há uma semana, provocaram 64 mortos e mais de 200 feridos, consumiram 53 mil hectares e só foram dados como extintos no sábado.

O último debate quinzenal foi a 8 de junho. O tema escolhido pelo Governo foi a educação, os parceiros do PS à esquerda pressionaram o primeiro-ministro para acabar com a “vergonha nacional” das rendas excessivas na energia, mas de António Costa só ouviram que admite renegociar.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Incêndios marcam debate quinzenal por iniciativa do BE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião