Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 23 Junho 2017

A proposta de May para os cidadãos europeus, a nova lei de saúde dos republicanos americanos, as exigências da Arábia Saudita para o Qatar, e outras duas notícias que marcam a atualidade mundial.

Em Bruxelas, a primeira-ministra britânica apresentou os primeiros traços de um mecanismo que permitiria aos cidadãos da UE que vivem no Reino Unido permanecer lá depois do Brexit, e em Washington D.C. os republicanos norte-americanos apresentaram a nova lei que desenharam para procurar substituir o tão contestado Obamacare. A Arábia Saudita faz 13 exigências ao Qatar, e a Rússia tem quase a certeza que o líder do Estado Islâmico está morto. Leia aqui as cinco notícias que marcam a atualidade mundial.

Financial Times

May revela plano para deixar permanecer cidadãos da UE no pós-Brexit

O Reino Unido apresentou uma proposta esta quinta-feira à noite na cimeira europeia em Bruxelas que inclui a possibilidade de que os cidadãos europeus atualmente no país pudessem permanecer lá após a saída da União Europeia. Aqueles que vivem no país há três anos teriam um estatuto especial que lhes permitiria aceder aos mesmos direitos que os cidadãos britânicos. Os pormenores desta proposta vão ser publicados esta segunda-feira. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

The New York Times

Senado dos EUA mostra nova lei da saúde que é muito parecida à rejeitada

A lei apresentada pelos senadores norte-americanos do partido Republicano para substituir a muito contestada lei de Barack Obama é muito semelhante àquela que foi criada pelos deputados da câmara baixa do Congresso e que acabou rejeitada. A lei acabaria com a obrigação de ter seguro de saúde e faria cortes profundos em programas existentes. No entanto, quatro senadores republicanos de grande perfil, incluindo Rand Paul e Ted Cruz, já anunciaram que se vão opor à lei, dificultando desde já que esta venha a ser aprovada. Leia a notícia completa no New York Times. (Conteúdo em inglês / Acesso condicionado)

BBC

Arábia Saudita faz 13 exigências ao Qatar para terminar pressão

Os países árabes como o Bahrain, o Egito, os Emiratos Árabes Unidos e em especial a Arábia Saudita, que têm estado a realizar um bloqueio ao Estado do Qatar, exigem ao país que encerre a sua emissora noticiosa Al Jazeera, que reduza os seus laços com o Irão e feche a sua base militar na Turquia, entre outras dez exigências que querem ver cumpridas em apenas dez dias. O Qatar está acusado por esses países de auxiliar grupos terroristas, acusação que o país rejeita. Leia a notícia completa na BBC. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

El Economista

Governo espanhol, após obrigações, só pode decidir em que gasta metade do Orçamento

O economista Raymond Torres, diretor de conjuntura da organização sem fins lucrativos Funcas, fez as contas e concluiu que o Governo espanhol nunca esteve tão de mãos atadas no desenvolvimento de um Orçamento como este ano. Depois de pagar juros da dívida e prestações sociais, só sobra metade do valor do Orçamento para o Governo distribuir, um equivalente a cerca de 20,7% do PIB. Leia a notícia completa no El Economista. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

Reuters

Quase 100% de certeza que líder do Estado Islâmico morreu, diz senador russo

Abu Bakr al-Baghdadi, o líder do autoproclamado califado do grupo terrorista Estado Islâmico, estará quase de certeza morto, segundo disse o líder do comité de Defesa do parlamento russo, Viktor Ozerov. “Penso que esta informação está próxima dos 100% de certeza”, disse o senador, citado pela agência noticiosa russa Interfax. Leia a notícia completa na agência Reuters. (Conteúdo em inglês / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião