EDP vai pagar 3,75% por mil milhões de dívida em dólares

Elétrica está no mercado a emitir 1.000 milhões de dólares dívida a sete anos. Deverá pagar uma taxa de juro a rondar os 3,75%.

A EDP deverá pagar uma taxa de juro à volta dos 3,25% na emissão de 1.000 milhões de dólares de dívida a sete anos, de acordo com fontes próximas da operação citadas pela Bloomberg.

Este montante é o dobro daquilo que o administrador financeiro da elétrica tinha adiantado em março. Na altura, Nuno Alves explicou que este financiamento vai permitir à EDP EDP 0,00% financiar dívida anterior e alongar as maturidades das suas responsabilidades.

Esta emissão conta com um ratingBaa3“, um grau acima do nível considerado “lixo”. A EDP deverá pagar um prémio de cerca de 170 pontos acima da taxa de referência a sete anos no mercado monetário norte-americano, que ronda os 1,99%. Ou seja, a taxa final deverá situar-se perto de 3,75%.

A operação está a ser realizada por intermédio da EDP Finance, que conta com a ajuda de vários bancos internacionais: Bank of America Merril Lynch, BBVA, BNP, Deutsche Bank, Haitong Bank, HSBC, Mitsubishi UFJ Financial Group e Société Générale.

Desde novembro, a EDP tinha arrecadado 600 milhões de euros em obrigações com maturidade em 2023, tendo recomprado obrigações num montante 500 milhões de dólares que tinham maturidade em 2019, juntamente com 250 milhões de euros em títulos com taxa variável com maturidade em 2018.

As ações da EDP terminaram a última sessão a cair 0,62% para 3,03 euros.

(Notícia atualizada pela última vez às 18h45 com correção do valor da taxa de juro)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

EDP vai pagar 3,75% por mil milhões de dívida em dólares

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião