Mota-Engil atinge máximo de dois anos e meio. PSI-20 contraria Europa

A praça lisboeta subiu ligeiramente, contrariando as quedas generalizadas na Europa. As ações da Mota-Engil valorizaram mais de 10%, compensando as quedas da EDP e Galp.

A construtora nacional subiu em flecha na Bolsa de Lisboa, depois de ter anunciado duas vitórias em concursos de obras em Moçambique e Guiné-Conacri. Os valores envolvidos nos negócios animaram as ações da Mota-Engil que fechou em máximos do início de 2015, segundo os dados da Bloomberg. A praça lisboeta subiu ligeiramente enquanto as praças europeias estão a desvalorizar.

Os títulos da Mota-Engil valorizaram 10,75%, o valor mais alto desde 13 de janeiro de 2015. As ações valem agora 2,66 euros. Os investidores ficaram animados esta quarta-feira depois de a empresa anunciar, um dia antes, que venceu o concurso para fazer obras na Guiné e em Moçambique. Os dois contratos foram avaliados em mais de dois mil milhões de euros.

O PSI-20 valorizou 0,23% para os 5.315 pontos, contrariando as principais praças europeias que estão em queda à espera da decisão da Reserva Federal norte-americana. A expectativa é que Janet Yellen suba a taxa de juro diretora, aumentando novamente o preço do dinheiro. A principal praça, o Stoxx 600, está a desvalorizar 0,3%.

A contrariar a subida exponencial da construtora nacional estiveram as quedas da EDP e da Galp Energia. A elétrica nacional desvalorizou a 1,43% para os 3,17 euros. Já as ações da Galp baixaram 1,55% para os 13,31 euros por título. Entre as quedas esteve também o BCP: as ações do banco desvalorizaram 0,21% para os 23,85 cêntimos.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Mota-Engil atinge máximo de dois anos e meio. PSI-20 contraria Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião