MLGTS debate euribor negativa e financiamento bancário

  • ECO + MLGTS
  • 5 Junho 2017

A sociedade de advogados Morais Leitão e o Instituto Miguel Galvão Teles vão promover o debate em torno do contexto complexo do crédito bancário numa situação de taxas de juro negativas.

A Morais Leitão Galvão Teles Soares da Silva (MLGTS) e o Instituto Miguel Galvão Teles (IMGT) organizam no próximo dia 6 de junho uma conferência sobre financiamento bancário e Euribor negativa.

Numa altura em que a banca ainda está a recuperar da crise financeira iniciada em 2008, o tema da Euribor negativa e do financiamento bancário tem uma elevada atualidade e levanta um conjunto de questões legais e de gestão das relações entre clientes e banco que têm vindo a ser levantadas internacionalmente por associações de consumidores.

Estarão os bancos obrigados a pagar em vez de receber, quando se verificam taxas de juro negativas? Terão os consumidores razão quando invocam o direito a receber quando as taxas vêm abaixo de zero, tal como têm o dever de pagar quando estão acima? E o que dizem os reguladores e a legislação vigente? Estas são algumas das questões a debater na próxima terça-feira.

O tema não tem tido o espaço debate que merece em Portugal o que aumenta a oportunidade da iniciativa promovida pela MLGTS, juntamente com o IMGT, que contará com as intervenções do professor Miguel Pestana de Vasconcelos (Faculdade de Direito do Porto), professora Catarina Monteiro Pires (Faculdade de Direito de Lisboa) e a moderação de Pedro Gorjão Henriques.

O evento terá lugar no auditório Auditório João Morais Leitão com início às 10h30.

 

Euribor negativa e financiamento bancário

Auditório João Morais Leitão, 6 de junho de 2017

  • 9H00 Receção dos convidados
  • 9H30 Abertura: Dr. João Soares da Silva, MLGTS / Dr. Filipe Lowndes Marques, MLGTS
  • 9H40 Euribor negativa e financiamento bancário, Prof. Doutor Miguel Pestana de Vasconcelos, Faculdade de Direito da Universidade do Porto
  • 10H10 Comentário, Prof. Doutora Catarina Monteiro Pires, Faculdade de Direito de Lisboa, MLGTS
  • 10H30 Debate. Moderação: Dr. Pedro Gorjão Henriques, MLGTS

 

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

MLGTS debate euribor negativa e financiamento bancário

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião