Catarina Martins: “Governo já compreendeu que vai ter de ir um pouco mais longe”

A líder bloquista deu o sinal de que Costa estará já disponível para gastar mais com os escalões do IRS. O valor do BE passa por 600 milhões em 2018.

A líder do Bloco de Esquerda disse esta sexta-feira de tarde que o Executivo — nas negociações com o BE e tendo em conta os compromissos firmados no início da legislatura — tem a noção de que terá de ir além dos 200 milhões de euros inscritos no Programa de Estabilidade para as alterações a efetuar no IRS.

“Governo já compreendeu que vai ter de ir um pouco mais longe”, afirmou Catarina Martins, uma semana depois de ter colocado um número nessa alteração. O Bloco de Esquerda pede 600 milhões de euros para 2018 e mais 600 milhões para 2019. O BE admitiu já fazer alterações de forma faseada, tal como o próprio Executivo.

Já o primeiro-ministro tinha admitido esta segunda-feira que os escalões do IRS vão começar a ser repostos no próximo ano, mas essa reposição será feita “de forma equilibrada”. António Costa garantiu que o Governo dará no próximo ano “mais um passo” para devolver rendimentos aos cidadãos.

Contudo, os parceiros do Executivo pretendem usar a flexibilidade que Portugal ganhou com a saída do PDE para aumentar os gastos do Estado, nomeadamente através de investimento público, na saúde, na educação e nos rendimentos. Uma das principais discussões em curso nas negociações para o Orçamento do Estado para 2018 é exatamente a reposição dos escalões do IRS.

Em relação ao BE, o PCP tem um ponto de partida diferente. Além de dizerem que a redução faseada do IRS é “um objetivo pouco ambicioso”, os comunistas querem duplicar o número de escalões de cinco para dez. O Partido Comunista pretende também que as taxas liberatórias sobre as mais-valias em ações sejam englobadas no IRS.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Catarina Martins: “Governo já compreendeu que vai ter de ir um pouco mais longe”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião