Centeno para presidente do… Conselho de Governadores do BEI

Ainda não é desta que Mário Centeno vai para o Eurogrupo, mas tal pode vir a acontecer. Hoje assumiu um outro cargo: o ministro das Finanças português vai para o Conselho de Governadores do BEI.

Mário Centeno passou esta quarta-feira a ser o presidente do Conselho de Governadores do Banco Europeu de Investimento (BEI). O anúncio feito pelo Ministério das Finanças revela que o mandato vai ter a duração de um ano. Centeno sucede a Mateusz Morawiecki, ministro das Finanças da Polónia, na presidência do Conselho de Governadores que é composto, tal como o Eurogrupo, pelos restantes ministros das Finanças da União Europeia. O atual presidente do Banco Europeu de Investimento é o alemão Werner Hoyer.

Esta nomeação é automática e decorre do esquema de rotação estabelecido pelo Banco, baseado na ordem alfabética dos Estados Membros em língua inglesa”, esclarece o gabinete de Mário Centeno em comunicado, acrescentando que a sua função será presidir à reunião anual “que deverá ocorrer em maio de 2018, bem como a eventuais reuniões extraordinárias do Conselho que venham a ser agendadas”.

O volume de financiamento do BEI em 2016 foi de 83,75 mil milhões de euros. Por exemplo, no ano passado, o Banco Europeu de Investimento aprovou um financiamento superior a 15 mil milhões de euros para projetos em várias áreas, contemplando Portugal, nomeadamente nos setores do clima e da educação. “O financiamento assinado pelo BEI em 2016 em Portugal totalizou 1 486 milhões de euros, ligeiramente acima dos 1 413 milhões de euros observados em 2015“, revela o Ministério.

O BEI foi criado em 1954, após a entrada em vigor do Tratado de Roma, mas Portugal só entrou em 1986, quando aderiu à então Comunidade Económica Europeia. “No entanto, o BEI começou a financiar operações em Portugal a partir de 1976, tendo desde essa data emprestado cerca de 46.404 milhões de euros para apoiar 769 projetos em Portugal”, segundo o Ministério das Finanças.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno para presidente do… Conselho de Governadores do BEI

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião