Bundesbank: Corte de impostos nos EUA pode ter efeitos negativos em países da Zona Euro

  • Lusa
  • 22 Maio 2017

As autoridades monetárias alemãs argumentam que o projeto de alívio fiscal anunciado pelo presidente dos Estados Unidos subiria o poder aquisitivo dos norte-americanos e fortaleceria o dólar.

O planeado drástico corte de impostos nos Estados Unidos poderia ter efeitos negativos nalgumas economias da zona euro, assegura o Bundesbank no relatório mensal de maio hoje divulgado.

As autoridades monetárias alemãs argumentam que o projeto de alívio fiscal anunciado pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, subiria o poder aquisitivo dos norte-americanos, o que teria como consequência aumentar as importações de bens e serviços de outros países para a maior economia do mundo. O plano, adianta o relatório, fortaleceria o dólar face às outras divisas.

“Nalguns países o efeito conjunto poderia inclusivamente ser negativo”, segundo o documento, que não cita países concretos, com os resultados obtidos no NiGEM (um modelo informático que simula projeções macroeconómicas).

O Bundesbank considera que o plano pode ter um efeito positivo a curto e médio prazo para a economia norte-americana, apesar de não dar como seguro, mas assegura que este impulso não teria continuidade no tempo.

Mesmo assim, o relatório defende que a subida da inflação nos Estados Unidos provocaria uma subida das taxas de juro, encarecendo assim o financiamento da dívida pública norte-americana.

Numa década, estima o Bundesbank (banco central da Alemanha), a dívida pública poderia subir em 30 pontos percentuais em relação ao produto Interno Bruto (PIB).

A autoridade bancária alemã reconhece que estes números apenas são uma estimativa, já que a reforma fiscal nos Estados Unidos ainda não está definida.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Bundesbank: Corte de impostos nos EUA pode ter efeitos negativos em países da Zona Euro

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião