CEO nos EUA ganham 347 vezes mais que trabalhadores

  • Lusa
  • 9 Maio 2017

É um aumento do fosso que separa os salários dos executivos do S&P 500 dos dos empregados, em relação ao ano passado. Os salários dos executivos aumentaram, enquanto os dos funcionários estagnaram.

Os patrões de grandes empresas norte-americanas ganharam em média 13,1 milhões de dólares em 2016, ou seja, 347 vezes mais do que os seus trabalhadores, indica um estudo do sindicato AFL-CIO divulgado hoje. Em 2015, os vencimentos dos empresários tinham sido 335 vezes mais elevados do que os dos trabalhadores.

Os administradores das empresas que integram o índice S&P 500 da bolsa de Nova Iorque receberam em média 13,1 milhões de dólares (11,9 milhões de euros) no ano passado, enquanto o rendimento médio de um trabalhador ficou em 37.620 dólares (cerca de 34.300 euros).

A retribuição dos executivos registou um aumento de 5,9% em comparação com o ano anterior, enquanto os salários dos trabalhadores ficaram estagnados.

O presidente do sindicato AFL-CIO, Richard Trumka, afirmou que o relatório deste ano torna evidente que “a ganância dos gestores agrava a crise da desigualdade nos salários” norte-americanos.

“As grandes empresas continuam a encontrar maneira de modelar a economia a seu favor e em linha com os bolsos dos seus chefes à custa dos trabalhadores que fazem os negócios prosperar”, apontou.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

CEO nos EUA ganham 347 vezes mais que trabalhadores

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião