Banca em stress faz disparar aumentos de capital

O valor captado pelas empresas junto dos investidores está a disparar. O saldo vai já nos 34 mil milhões de euros, bem mais do que o registado na totalidade do ano passado.

As operações de aumento de capital realizadas pelas empresas europeias estão a disparar. Só nos primeiros quatro meses do ano foram obtidos 28,7 mil milhões de libras (34 mil milhões de euros) em novo capital, mais do que no total do ano passado. A explicação para o “fenómeno” é simples: a debilidade dos bancos.

De acordo com os dados da Olivetree Financial, citados pelo Financial Times (acesso pago), o montante captado pelas empresas europeias neste período supera já os 21 mil milhões angariados junto dos investidores no ano passado, tendo também superado os 22,1 mil milhões contabilizados em 2015.

Este valor avultado tem uma explicação: a banca. O setor financeiro tem estado particularmente ativo na captação de recursos através do mercado de capitais fruto da debilidade das bases de capital. A descapitalização das instituições financeiras tem exigido aumentos de capital, em muitos casos de vários milhares de milhões.

A Olivetree Financial dá dois bons exemplos: o Deutsche Bank avançou com uma operação de recapitalização avaliada em oito mil milhões de euros, mas foi o UniCredit quem “rebentou com a escala”. O banco italiano fez um aumento de capital de 13 mil milhões de euros, sendo um dos muitos bancos do país com necessidades de aumentar capital.

Além dos aumentos de capital, a suportar este forte aumento nos valores captados pelas empresas europeias nos mercados está também o crescimento das operações de fusões e aquisições. Martin Thorneycroft, do Morgan Stanley, diz que “temos visto também vários aumentos de capital para financiar aquisições”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Banca em stress faz disparar aumentos de capital

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião