Acha que o mercado dos smartwatches perdeu a bateria? Engana-se

Há razões para esperar 70 milhões de relógios inteligentes vendidos até 2021, a uma taxa de crescimento anual de vendas na ordem dos 18%. Apple lidera, mas o sistema Android está a ganhar terreno.

Os relógios da Apple lideram o mercado, mas os smartwatches Android estão a ganhar terreno.Pixabay

Sejamos francos: os relógios inteligentes não valem o entusiasmo com que começámos a ouvir falar deles em 2013 ou 2014. Prometeram-nos um canivete suíço com ferramentas para tudo e mais alguma coisa, mas o compromisso saiu furado. Por isso, o mercado cresceu… devagar. E, pior, desacelerou. Porém, o futuro pode ser promissor — pelo menos segundo um estudo elaborado pela unidade e pesquisa e análise da Business Insider.

O relatório explica como os consumidores perderam o apetite pelos smartwatches muito graças à falta de funcionalidades distintivas, como a possibilidade de funcionarem de forma independente ou a inexistência de muitas aplicações. No entanto, o mercado estará pronto para oferecer essas novidades, pelo que há razões para esperar 70 milhões de unidades vendidas até 2021, a uma taxa de crescimento anual de vendas na ordem dos 18%.

Ou seja, o mercado deverá voltar a ganhar fôlego face às novidades apresentadas recentemente por marcas como a Huawei e a LG — ambas marcas já vendem smartwatches que podem ligar-se à rede móvel 4G. Atualmente, de acordo com a Business Insider, ainda é a Apple quem lidera o mercado. Mas o relatório também traz um alerta a Tim Cook: os relógios da gama Android Wear estão a ganhar terreno face ao aumento da procura nos mercados emergentes.

Não surpreende saber que o segmento dominante entre os smartwatches é o da “Saúde e Fitness“, com a Business Insider a referir que os benefícios destes aparelhos neste campo vão tornar-se “ainda mais robustos”. Escusado será dizer, também, que a ausência das funcionalidades que os utilizadores mais enaltecem representa uma oportunidade de entrada no mercado para novos developers.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Acha que o mercado dos smartwatches perdeu a bateria? Engana-se

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião