5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Tem ações da Cimpor? Esta quarta-feira é um dia decisivo para a cimenteira portuguesa que reúne os seus acionistas para uma assembleia geral onde será pedida autorização para aumentar o capital.

Em Portugal, esta quarta-feira discute-se no Parlamento a venda do Novo Banco numa altura em que os partidos pedem mais pormenores sobre o acordo realizado entre o Estado, o Fundo de Resolução, o Lone Star e as entidades europeias. Além disso, a Cimpor vai reunir os seus acionistas para discutir os prejuízos de 2016 e um aumento de capital. Nos Estados Unidos, os investidores estão a aguardar os sinais das minutas da última reunião da Fed e também os resultados do primeiro trimestre da Monsanto, gigante da agricultura que está prestes a ser adquirida por uma outra gigante alemã do setor, a Bayer.

Minutas da reunião em que a Fed aumentou taxa de juro

A 15 de março, o conselho de governadores da Reserva Federal, liderado por Janet Yellen, decidiu aumentar novamente a taxa de juro norte-americana para um intervalo entre 0,75% e 1%. A reunião serviu também para Yellen indicar que, ainda este ano, deverão acontecer mais dois aumentos dos juros de referência, à medida que a taxa de inflação se encaminha a passos largos para o objetivo da Fed. Esta quarta-feira vão ser divulgadas as minutas da reunião, o que dará mais informação aos investidores sobre como é que os governadores estão a ver a economia norte-americana neste momento. O governador da Reserva Federal de Dallas, Robert Kaplan, vai participar numa sessão de questão na Universidade do Kansas.

Cimpor: maus resultados analisados pelos acionistas

Esta quarta-feira ocorre a assembleia geral de acionistas da Cimpor. A cimenteira portuguesa apresentou a meio do mês passado prejuízos de 788 milhões de euros perante o forte impacto das imparidades no Brasil. Estes resultados tiveram impacto na cotada: as ações rapidamente desvalorizaram na bolsa lisboeta. Os títulos da empresa liderada por Ricardo Lima registaram, no dia seguinte à divulgação dos resultados de 2016, a maior queda desde novembro de 2016. Ao mesmo tempo que divulgou os resultados, a Cimpor anunciou que quer prolongar o prazo para aumentar o capital na ordem dos 2.000 milhões de euros. Na ordem de trabalhos da assembleia geral está a aprovação das contas e a autorização para o aumento de capital social.

A gigante da agricultura divulga resultados

Esta semana começa mais uma temporada de resultados das cotadas de Wall Street. Esta quarta-feira é a vez da gigante norte-americana da agricultura revelar as suas contas do primeiro trimestre do ano. E 2017 não vai ser um ano qualquer: a outra gigante do setor, mas de origem alemã, a Bayer, está neste momento a percorrer os vários passos para comprar a Monsanto. A aquisição está dependente da autorização de vários reguladores, mas prevê-se que se concretize até ao final deste ano. A Bayer será assim a maior produtora mundial de pesticidas e produtos químicos para a agricultura e sementes geneticamente modificadas. A fusão das duas empresas envolve um montante de 59 mil milhões de euros, o maior negócio do ano passado.

Como está a comportar-se o setor dos serviços?

Vai ser divulgado esta quarta-feira o inquérito da empresa de serviços de informação financeira IHS Markit, o PMI (Purchasing Managers’ Index), relativo ao comportamento do setor dos serviços em março. Este indicador permite que perceber de que forma é que este setor, com peso em Portugal, está a comportar-se na Zona Euro. Num inquérito semelhante divulgado recentemente, o índice de compras de gestores atingiu um máximo de seis anos em março (56,7), sinalizando uma maior criação de emprego e uma pressão sobre a inflação cada vez mais forte. Também será divulgado a evolução deste indicador nos Estados Unidos.

Debate sobre o Novo Banco no Parlamento

Um dos fatores que tem prejudicado a reputação de Portugal junto dos investidores internacionais tem sido o processo do Novo Banco. Desde a decisão do Banco de Portugal, no final de 2015, de transferir 2,2 mil milhões em obrigações para a massa falida do BES (o chamado “banco mau”) até à primeira venda falhada, este tem sido um fator de instabilidade para os mercados. Esta quarta-feira, a Assembleia da República vai discutir o processo de venda do Novo Banco, depois de o Governo ter revelado na passada sexta-feira que chegou a acordo com o fundo de investimento norte-americano Lone Star. O debate de urgência foi marcado pelo BE. O PCP anunciou esta segunda-feira que vai levar a votos um projeto de resolução onde recomenda que a venda seja suspensa.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que precisa de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião