5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

O dia ficará marcado pela reação das ações da EDP Renováveis à OPA lançada pela EDP, mas também pela prestação em bolsa da Mota-Engil, que divulgou os resultados do ano passado.

O primeiro dia da semana fechou com uma notícia fresca nos mercados: a EDP lançou uma oferta pública de aquisição (OPA) sobre a EDP Renováveis, que poderá custar-lhe mais de 1,3 mil milhões de euros. Esta terça-feira, é dia de prestar atenção às ações das cotadas, que irão reagir a este anúncio. Por cá, a sessão na bolsa de Lisboa será ainda marcada pela prestação da Mota-Engil, que acaba de divulgar os resultados de 2016. Lá fora, a Escócia discute a independência do Reino Unido, para escapar ao Brexit.

EDP Renováveis reage à OPA…

A EDP lançou, ao final da tarde de segunda-feira, uma OPA sobre a EDP Renováveis. A casa mãe oferece 6,80 euros por ação para ficar com a totalidade da subsidiária. Se a oferta for totalmente aceite pelos acionistas da Renováveis, a EDP poderá ter de pagar 1.332 milhões de euros na operação. Se ficar com mais de 90% do capital da Renováveis, a EDP admite retirar a empresa de bolsa. As ações da Renováveis vão reagir e deverão ajustar ao preço oferecido pela EDP.

… E Mota-Engil reage aos resultados

Os investidores também deverão estar atentos aos títulos da Mota-Engil, que irão reagir aos resultados do exercício de 2016. A construtora quase triplicou os lucros para 50 milhões de euros, depois dos 19 milhões registados em 2015, graças às mais-valias que conseguiu com a venda de ativos. Contudo, os resultados ficaram aquém das expectativas dos analistas, que apontavam para que os lucros ascendessem a 86 milhões de euros, o que poderá pressionar as ações da Mota-Engil.

Escócia discute independência para escapar ao Brexit

No Reino Unido, o parlamento escocês vai concluir o debate em torno da moção que exige ao governo britânico a realização de um novo referendo sobre a independência do país. Os escoceses querem a independência do Reino Unido para evitar sair da União Europeia, mas a opção de um referendo está, para já, descartada por Theresa May. A primeira-ministra britânica diz que “agora não é o momento” de pensar na saída da Escócia do Reino Unido e afasta a realização de um novo referendo, pelo menos, nos próximos dois anos.

Como vão as vendas na Zona Euro?

Na Europa, serão divulgados novos dados sobre a evolução do consumo nos países que partilham a moeda única. As autoridades italianas revelam os índices de janeiro das vendas industriais e das encomendas industriais. Já em França, será divulgado o índice de gastos do consumidor relativo a fevereiro, isto numa altura em que a inflação está a acelerar, colocando pressão sobre o Banco Central Europeu (BCE).

Presidente da Fed discursa

Janet Yellen, a presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, volta a tomar o palco. Vai discursar sobre “Enfrentar os desafios do desenvolvimento da força de trabalho em comunidades de baixo rendimento”, durante a Conferência Anual da National Community Reinvestment Coalition, numa altura em que os investidores continuam à procura de pistas sobre quantas mais subidas de juros serão feitas pela Fed durante este ano.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

5 coisas que tem de saber antes de abrirem os mercados

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião