Arábia Saudita produziu mais petróleo em fevereiro, mas não demasiado

  • Juliana Nogueira Santos
  • 14 Março 2017

O país aumentou a produção diária para cerca de 10 milhões de barris por dia, mesmo com a indicação de corte da OPEP. Ainda assim, ainda está abaixo do seu limite.

Se em janeiro a Arábia Saudita reduziu a produção de petróleo mais do que seria necessário, no passado mês de fevereiro reverteu a operação e aumentou em 263.300 barris a sua exploração diária. Desta forma, produziu 10.011 barris de petróleo por dia.

Mesmo assim, o país continua abaixo do limite imposto pelo acordo da OPEP, que está nos 10.058 milhões de barris por dia. Este definiu que os países produtores de petróleo deveriam diminuir a quantidade de petróleo produzido devido à excessiva oferta da matéria-prima no mercado que está a trazer as cotações para mínimos deste ano.

O barril do petróleo caiu abaixo dos 50 dólares, valor que já não era atingido desde dezembro de 2016. Neste momento, o Brent, negociado em Londres, segue a desvalorizar 1,11% para 50,78 dólares. O West Texas Intermediate continua abaixo dos 50 dólares, seguindo a desvalorizar 1,43% para 47,71 dólares.

Dos 24 países que assinaram o acordo no dia 30 de novembro de 2016, três ainda não cumpriram o seu objetivo, sendo eles a Rússia, o Iraque e os Emiratos Árabes Unidos. Ainda assim, a OPEP está muito próxima de conseguir atingir o objetivo, tendo diminuído a produção total em 139.500 barris para os 31.958 milhões de barris por dia.

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo irá reunir-se no próximo dia 25 de maio para decidir se o acordo se estende.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita produziu mais petróleo em fevereiro, mas não demasiado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião