Airbnb já vale o equivalente a três EDP

A plataforma especializada em alojamento de curta duração acaba de angariar mil milhões de dólares numa ronda de financiamento. Empresa passa a estar avaliada e 31 mil milhões de dólares.

O Airbnb acaba de concluir uma ronda de financiamento, operação onde conseguiu angariar mil milhões de dólares. Este valor eleva para 31 mil milhões de dólares a avaliação da plataforma especializada em arrendamento de curta duração, o equivalente ao valor de mercado de três EDP, que vale cerca de 10,4 mil milhões de euros.

O fecho desta operação foi confirmado à Reuters por uma fonte da empresa que não se quis identificar. O Airbnb terá angariado 447,85 milhões de dólares em novo financiamento, sendo que a empresa anunciou em setembro do ano passado que já tinha captado cerca de 555 milhões através desta mesma ronda. Os mil milhões de dólares resultam da soma destas duas quantias. A empresa recusou identificar os novos investidores que injetaram capital na Airbnb, mas a Alphabet (casa mãe do Google) terá sido um deles.

A conclusão com sucesso desta operação poderá adiar as perspetivas de uma dispersão em bolsa do capital do Airbnb, numa altura em que a plataforma de arrendamento já é a segunda maior empresa privada nos EUA, logo a seguir à Uber, segundo mostram dados da CB Insights. De salientar que o Airbnb tem sido referido como um dos principais candidatos a avançar com um IPO (oferta pública inicial, na sigla inglesa).

Os resultados empresariais alcançados são incentivadores a uma participação dos investidores numa eventual dispersão em bolsa. O Airbnb tornou-se rentável na segunda metade do ano passado, em termos de EBITDA, contrariando a tendência de muitas das empresas do setor. A empresa está em plena expansão, operando já em mais de 65 mil cidades.

O valor angariado na ronda de financiamento agora concluída terá como destino expandir a sua atividade para outras áreas de negócio, como os circuitos turísticos e o arrendamento de habitações de luxo. A China é um dos principais focos de aposta do Airbnb.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Airbnb já vale o equivalente a três EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião