Revista de imprensa internacional

  • Marta Santos Silva
  • 15 Fevereiro 2017

Goldman Sachs quebra recordes com uma década, Fillon encontra mais um entrave no caminho da Presidência francesa, Trump põe pressão na NATO, e outras três notícias que marcam esta quarta-feira.

Donald Trump põe pressão nos aliados da NATO ao mesmo tempo que enfrenta ameaças internas, com a Casa Branca em xeque após a saída de um conselheiro com ligações a Moscovo. Na Europa, Fillon tem novas acusações contra a sua equipa, e o Governo de Rajoy divulga alguns pormenores da reforma de pensões que prepara. Leia aqui as seis notícias que marcam a atualidade mundial esta quarta-feira.

The Wall Street Journal

Trump pressiona aliados da NATO a gastar mais em Defesa

O Presidente dos Estados Unidos enviou representantes para a União Europeia com o objetivo de pressionarem os membros da NATO a aumentarem os seus orçamentos para a Defesa. O principal alvo desta pressão será a Alemanha, país que segundo a Casa Branca deveria aumentar a sua despesa nesta área em milhares de milhões de dólares. A vontade de Trump de que os aliados da NATO começassem a investir mais no setor militar já vem desde os dias da campanha presidencial. Leia a notícia completa no Wall Street Journal. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

Le Monde

Porta-voz de François Fillon suspeito de fraude fiscal

Não deixam de surgir novos entraves ao candidato da direita ao Eliseu, François Fillon, que se tem batido nas últimas semanas com revelações de que terá remunerado com dinheiros públicos a sua mulher e os seus filhos por trabalho enquanto assistentes que eles poderão não ter realizado. Agora, o mesmo jornal que tem feito as acusações anteriores a Fillon, revela que o seu porta-voz, Thierry Solère, está a ser investigado por fuga ao Fisco entre 2010 e 2013. Leia a notícia completa no Le Monde. (Conteúdo em francês / Acesso gratuito)

Financial Times

Ações da Goldman Sachs quebram recorde de dez anos

Os títulos da Goldman Sachs ultrapassaram o seu anterior recorde de 2007 esta terça-feira, para chegar a um novo pico, graças a expectativas de que a Administração de Donald Trump traga juros mais altos, impostos mais baixos e menos regulamentação, uma combinação que aumentaria os lucros do banco. Leia a notícia completa no Financial Times. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

 

Estadão

Citado na Lava Jato é confirmado como ministro e ganha imunidade

Moreira Franco, o novo braço direito do Governo brasileiro de Michel Temer, foi confirmado como ministro pelo Supremo Tribunal brasileiro. Citado mais de 30 vezes na Operação Lava Jato de combate à corrupção, o novo ministro passa agora a desfrutar de foro privilegiado — ou seja, só pode ser julgado pelo Supremo. Recorde-se que no ano passado a nomeação de Lula da Silva para ministro de Dilma Rousseff, em circunstâncias muito semelhantes, foi vetada pela mesma instância. Leia a notícia completa no Estadão. (Conteúdo em português / Acesso gratuito)

The Washington Post

Crise na Casa Branca entre crescentes acusações de influência russa

A saída do conselheiro de Donald Trump para a segurança nacional, Michael Flynn, por se saber agora que manteve contacto com diplomatas russos durante a campanha presidencial, não marca o fim dos problemas na Casa Branca. As relações entre Trump e o congresso de maioria republicana saem danificadas do escândalo, especialmente após informação de que o Presidente soube, durante semanas, que Flynn tinha enganado o vice-presidente acerca do conteúdo dos seus contactos com os russos antes de Mike Pence ser informado. Leia a notícia completa no Washington Post. (Conteúdo em inglês / Acesso pago)

Cinco Días

Governo espanhol prevê subir contribuições máximas e pensões máximas

“O que as pessoas querem é mais Segurança Social, não menos”, disse o secretário de Estado desse pelouro no Governo, Tomás Burgos, ao apresentar num debate as linhas gerais do plano de Rajoy de reformar o sistema de pensões espanhol. Prevê-se aumentar as contribuições máximas, o que virá obrigatoriamente acompanhado de um aumento das pensões máximas, afirmou Burgos. Leia a notícia completa no Cinco Días. (Conteúdo em espanhol / Acesso gratuito)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Revista de imprensa internacional

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião