Balança comercial: Portugal com quinto valor mais negativo na UE

  • Cristina Oliveira da Silva
  • 15 Fevereiro 2017

Reino Unido, França, Espanha e Grécia apresentam valores mais negativos. Alemanha tem o maior excedente no comércio de bens.

O défice da balança comercial de mercadorias de 10,8 mil milhões de euros no conjunto de 2016 é dos mais significativos no seio da União Europeia.

De acordo com os dados do Eurostat, publicados esta quarta-feira, só Reino Unido, França, Espanha e Grécia apresentam dados mais negativos. No extremo oposto está a Alemanha, com um excedente superior a 257 mil milhões de euros.

Fonte: Eurostat (valores em mil milhões de euros)

A primeira estimativa do Eurostat para a zona euro indica que o comércio de bens com o resto do mundo registou um excedente de 28,1 mil milhões de euros em dezembro. Já no conjunto do ano, o saldo entre exportações e importações foi positivo em 273,9 mil milhões de euros. Em ambos os casos, os valores são mais elevados comparando com o ano anterior.

Por seu turno, o comércio de bens da União Europeia com o resto do mundo registou um excedente de 20,9 mil milhões de euros em dezembro (acima dos 20,6 mil milhões de euros no mês homólogo) e de 39,3 mil milhões de euros no conjunto do ano (registando aqui uma quebra face aos 59,9 mil milhões de euros em 2015). As exportações tiveram como destino principal os Estados Unidos da América, seguindo-se a China e a Suíça. Já no que toca às importações para a UE, a China revela-se o principal país de origem.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Balança comercial: Portugal com quinto valor mais negativo na UE

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião