Governo prevê subscrição do capital da TAP por trabalhadores nas “próximas semanas”

  • Lusa
  • 14 Fevereiro 2017

Secretário de Estado das Infraestruturas informou que deverão ser divulgadas “nas próximas semanas” as condições para a subscrição de 5% do capital da TAP pelos trabalhadores.

“Peço a atenção aos interessados porque nas próximas semanas serão divulgados termos e condições precisos para esta oferta”, informou o governante, na sessão de encerramento do 1.º congresso da I Conferência do SPAC – Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil, em Lisboa.

A subscrição poderá acontecer, dado que existe “final à vista” do processo de negociação com os bancos sobre o passivo financeiro da companhia aérea nacional.

“Muito em breve estaremos em condições de encerrar o processo de adaptação do passivo financeiro da TAP. Tem sido um trabalho difícil, moroso, com os bancos credores, mas que tem já um final à vista”, precisou o secretário de Estado.

Em causa estão os 5% de ações destinadas a todos os trabalhadores do grupo TAP, como prevê o acordo formalizado em fevereiro de 2016.

Cumprindo uma promessa eleitoral do Governo socialista, foi determinado que a posição do Estado no capital da TAP aumentou de 39% para 50%, enquanto os privados da Atlantic Gateway irão controlar 45%. Mas a percentagem do consórcio poderá chegar aos 50%, em função da adesão dos trabalhadores da TAP à operação de venda de 5% que lhes está destinada.

“Sabemos de antemão que, pelas reuniões que temos mantido com os diversos sindicatos, a oferta reúne um significativo interesse dos trabalhadores”, comentou o secretário de Estado, informando que a “expectativa e o desejo” do Governo são de que a “oferta seja subscrita na integralidade e que seja um sucesso”.

“Estamos confiantes de que com a reconfiguração acionista da TAP, esta será uma companhia de futuro e de sucesso juntando no mesmo voo Estado, privados e trabalhadores”, resumiu.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Governo prevê subscrição do capital da TAP por trabalhadores nas “próximas semanas”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião