Trump compromete-se com política “uma só China”

  • Lusa
  • 10 Fevereiro 2017

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou o compromisso de Washington com o princípio "uma só China", numa conversa telefónica com o homólogo chinês, Xi Jinping.

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, reafirmou o compromisso de Washington com o princípio “uma só China”, numa conversa telefónica com o homólogo chinês, Xi Jinping, após uma polémica que gerou protestos de Pequim.

A Casa Branca e a televisão estatal chinesas CCTV revelaram hoje que os dois líderes conversaram na quinta-feira à noite. Os chefes de Estado das duas maiores potências económicas do planeta abordaram várias questões e Trump concordou em acatar com o apelo de Xi para que Washington mantenha apenas relações de caráter não oficial com Taiwan. Pequim considera Taiwan parte do seu território e não uma entidade política soberana.

Após ser eleito e antes de tomar posse, Trump disse que poderia rever o princípio “uma só China”, visto pelo regime comunista como uma garantia da manutenção do estatuto da ilha. A Casa Branca descreveu a chamada como “extremamente cordial” e ambos os líderes endereçaram convites um ao outro para uma visita de Estado. Trump acusou várias vezes Pequim de práticas comerciais desleais e de fazer pouca pressão para que a Coreia do Norte abandone o seu programa nuclear.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Trump compromete-se com política “uma só China”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião