Combustíveis vão subir. Gasolina mais que o gasóleo

Mais uma semana, mais uma subida dos preços dos combustíveis. A valorização do petróleo vai fazer aumentar os valores de venda nos postos de abastecimento nacionais, sendo mais notória na gasolina.

Os preços dos combustíveis vão voltar a subir no arranque da próxima semana. Tal como tem acontecido nas últimas, a valorização dos preços do petróleo nos mercados internacionais trará agravamentos nos preços de ambos os produtos. Contudo, essa evolução será mais sentida no caso da gasolina.

Tanto a gasolina como o gasóleo ficaram mais caros esta semana, num período em que o petróleo avançou. A cotação média semanal, que é a considerada na atualização dos preços semana após semana, aumentou em 0,55% no caso do diesel, mas subiu 1,7% na gasolina, de acordo com os cálculos do ECO, com base em dados da Bloomberg.

Assim, a gasolina tem margem para aumentar um cêntimo por litro no arranque da próxima semana, enquanto os condutores de automóveis a gasóleo, que são a larga maioria em Portugal, deverão sentir um agravamento em torno de meio cêntimo por litro. Assim, a gasolina poderá passar da fasquia dos 1,50 euros, em termos médios.

Os preços dos combustíveis prosseguem, assim, a tendência que já se regista desde o final do ano passado. Estes aumentos consecutivos dos preços têm puxado pela inflação. De acordo com os dados do Instituto Nacional de Estatística (INE), a variação homólogo do índice de preços no consumidor (IPC) ascendeu a 1,3% no mês de janeiro, puxado pelos combustíveis. Atingiu o nível mais elevado desde o último mês de 2012.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Combustíveis vão subir. Gasolina mais que o gasóleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião