Saúde: Portugal sobe seis posições em ranking que avalia 35 países

  • ECO
  • 30 Janeiro 2017

Depois do recuo em 2015, Portugal avança agora para o 14º lugar. A Holanda está em primeiro.

Portugal subiu seis lugares no Euro Health Consumer Index 2016. O sistema de saúde português ocupa agora a 14º posição entre 35 países, depois de ter superado países como o Reino Unido e Espanha.

O sistema de saúde português obtém 763 pontos (em mil) e ultrapassa o Reino Unido, nota o estudo da Health Consumer Powerhouse (HCP), que fala numa ascensão “muito impressionante”.

O ano de 2016 registou assim uma subida, depois de 2015 ter sido marcado por um revés no posicionamento “sobretudo devido aos pacientes serem menos positivos sobre os tempo de espera”. Naquele ano, Portugal caiu setes posições, o que a HCP define como um “pequeno recuo”, explicando que, para os países posicionados a meio da tabela, uma pequena mudança na pontuação pode resultar numa alteração “dramática” no ranking.

Em 2016, o primeiro lugar da tabela é ocupado pela Holanda, que tem estado sempre no top 3 desde 2005, quando foi criado este ranking. Segue-se a Suíça.

De acordo com o estudo, já citado pelo Público, alguns dos pontos fraco de Portugal (assinalados a vermelho na escala de cores atribuída pela HCP) dizem respeito aos tempos de espera para aceder diretamente a um especialista ou ao número de nascimentos por cesariana, por exemplo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Saúde: Portugal sobe seis posições em ranking que avalia 35 países

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião