Opel tem um novo crossover. É o Crossland X

Conhece o Mokka X? Vem aí um novo X. A fabricante alemã revelou o Crossland X em resposta à cada vez maior procura por crossovers para uma utilização no dia-a-dia.

Além do Mokka X, a Opel vai ter um novo crossover, um segmento em franca expansão em toda a Europa. O Crossland X é compacto por fora e muito espaçoso e versátil por dentro, estando vocacionado para uma utilização urbana. Este novo modelo da marca germânica chegará ao mercado nacional em meados do ano.

“A Opel dá início a um ambicioso plano de lançamentos em 2017, comportando um total de sete novos modelos”, refere a marca, sendo um deles o Crossland X, “um automóvel com design moderno, com virtudes SUV e, simultaneamente, atributos plenamente ajustados ao atual modo de vida das cidades”.

A procura em torno de pequenos SUV e crossovers feitos para a utilização urbana está a aumentar de forma notável. O Crossland X, numa combinação de design moderno de inspiração SUV, conectividade exemplar e facilidade de utilização, torna-se num concorrente sério neste segmento, a par do Mokka X”, afirma o CEO da Opel, Karl-Thomas Neumann.

Estilo vincado

Com um comprimento de 4,212 metros, a largura de 1,765 e a altura de 1,590, o Crossland X ostenta “uma grelha dianteira saliente, com o logótipo Opel em destaque, e luzes diurnas com assinatura de ‘dupla asa’, traços que tornam o novo modelo inconfundível”. “Na secção dianteira predominam linhas horizontais que, a par dos faróis delgados, pretendem dar uma perceção de maior largura”, salienta a marca.

“Nos lados, sobressaem linhas bem vincadas e um friso que separa visualmente as partes superior e inferior da carroçaria, dando a impressão de que o tejadilho flutua” sendo que, na traseira, há mais “uma afirmação SUV bem evidente, com a proteção integrada no volumoso para-choques”. O mesmo estilo moderno mas de elevada qualidade. E, claro, tecnológico.

Tecnologia? Bastante

O novo modelo da marca alemã promete “variados sistemas de tecnologia avançada destinados a facilitar a utilização no dia-a-dia, como os faróis adaptativos AFL integralmente formados por LED, o Head Up Display e a câmara traseira panorâmica 180º, a par do sistema de estacionamento automático Advanced Park Assist, do alerta de colisão dianteira iminente com travagem automática de emergência e deteção de peões, assistente de manutenção de faixa, reconhecimento de sinais de trânsito e do alerta de ângulo cego”.

Mas além dos elementos de segurança, o Crossland X tem também muita tecnologia para entretenimento. No topo da consola central situa-se o ecrã tátil dos sistemas de informação e entretenimento Radio R 4.0 IntelliLink e Navi 5.0 IntelliLink, ambos compatíveis com Apple CarPlay e Android Auto para permitir a integração de variadas aplicações de “smartphones”. A Opel nota que será possível fazer o carregamento dos smartphones por indução, destacando ainda a existência do hotspot Wi-Fi.

Motores a gasolina, diesel e GPL

A Opel vai apresentar, quando o Crossland X chegar ao mercado nacional em junho, um gama de motores económicos. A marca não faz por menos: além dos motores a gasolina e a gasóleo, também vai dotar o novo modelo de versões a GPL, tal como já o faz em vários modelos da atual gama. Para já, os motores a gasolina serão o 1.0 de 105 cv e o 1.4 de 125 e 150 cv, ambos os blocos sobrealimentados, mas as atenções deverão estar viradas para o já conhecido 1.6 a gasóleo disponível com duas potências distintas: 110 e 136 cv.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Opel tem um novo crossover. É o Crossland X

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião