Número de carros elétricos deve chegar aos 5.000

  • Lusa
  • 17 Janeiro 2017

As vendas de automóveis elétricos estão a crescer. E, este ano, o número destes carros nas estradas portuguesas deve chegar aos 5.000. O incentivo à compra arranca em fevereiro.

O número de viaturas elétricas em Portugal deverá ultrapassar as 5.000 no final de 2017, perspetivou Alexandre Videira, presidente da Mobi.e, empresa gestora da rede de abastecimento durante o projeto-piloto.

“Acho que vamos fechar o ano muito provavelmente acima dos 5.000. Ainda estamos a falar de valores relativamente pequenos, mas são crescimentos bastantes razoáveis e sustentados”, afirmou o responsável, em declarações à Lusa.

Com base nas informações da Autoridade Tributária, o total de veículos elétricos era de 4.134 unidades em 2016. Nestas contas estão incluídos ciclomotores, ligeiros, pesados, motociclos, triciclos e quadriciclos.

Alexandre Videira tem “esperança que o número seja um bocadinho superior [às 5.000 unidades]”, tendo em conta as novidades que estão a chegar ao terreno e que “tornará mais atrativo” o uso da mobilidade elétrica.

Mais postos… a pagar

Este ano, a rede de mobilidade elétrica deixará de ser projeto-piloto, iniciado em 2009, para entrar na fase de mercado.

Para as próximas semanas, o líder da Mobi.e prevê que estejam instalados 14 postos de carregamento rápido (PCR) em várias cidades do país e nas autoestradas A1, A6, A8, A22 e A23.

Os planos passam ainda pela instalação de postos de carregamento em todos os municípios do país, enquanto deverá ficar completa a atualização tecnológica da rede atual, um processo que aguarda a “posição de Bruxelas”.

Nos planos estão ainda a subida de potência em 100 pontos de carregamento para 22 kw.

No final do ano deverão existir 1.700 pontos de abastecimentos normais e 50 rápidos, aos quais a Mobi.e espera que se somem outros por iniciativa privada, no âmbito do funcionamento do mercado, ou seja por “iniciativa dos operadores”, que poderão identificar determinadas zonas como “atrativas do ponto de vista da atividade comercial”.

Alexandre Videira referiu não poder adiantar os preços que os consumidores vão pagar, uma vez que dependem não só da taxa cobrada pelo operador do posto, como dos valores praticados pelo comercializador de eletricidade.

Incentivo à compra

Para 2017 estão ainda previstos lançamentos pelas marcas de vários modelos elétricos, enquanto continuam os incentivos à compra e isenções fiscais.

O ministério do Ambiente informou que as regras gerais e o formulário de requisição do incentivo à compra (2.250 euros) de um veículo 100% elétrico devem estar disponíveis a partir do início de fevereiro, na página da Secretaria Geral do Ministério do Ambiente e do Fundo Ambiental.

O apoio está limitado às primeiras 1.000 candidaturas.

Os números de vendas da Associação Automóvel de Portugal (ACAP) adiantam que em 2016 foram vendidos 6.076 ligeiros de passageiros movidos a energias alternativas, num crescimento total de 21,1% em relação a 2015.

Nos elétricos a subida foi de 17,2% (num total de 756 unidades), enquanto nos híbridos elétricos o crescimento foi de 22,8% (4.293) e nos híbridos não elétricos de 60,7% (1.027).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Número de carros elétricos deve chegar aos 5.000

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião