Norges Bank já não é acionista qualificado da EDP

O Norges Bank, fundo soberano norueguês, baixou a participação que detém no capital social da EDP para 1,999%, deixando de ser considerado um acionista qualificado.

O Norges Bank, fundo soberano norueguês, reduziu esta segunda-feira a participação que tem na EDP – Energias de Portugal EDP 0,00% , comunicou a empresa aos mercados.

O fundo, que em abril do ano passado comunicou uma participação no valor de 2,002% do capital social da cotada portuguesa, baixou agora essa participação para 1,999%, garantindo 1,999% dos direitos de voto. No total, o Norges Bank detém agora 73.080.477 ações da EDP.

Na prática, o fundo norueguês vendeu 137.235 ações e deixa assim de ter uma participação considerada qualificada, cujo limiar mínimo é de 2%. Em abril de 2016, o Norges Bank detinha diretamente 73.161.024 ações da EDP, mais 56.688 ações imputáveis através de um instrumento financeiro do tipo shares on loan.

Recorde-se que o Norges Bank tem vindo a desinvestir em empresas com base nas pegadas ecológicas da atividade das mesmas, sobretudo no que toca às emissões de dióxido de carbono. A EDP, não fazendo parte da lista negra do fundo de investimento, foi posta em observação a 21 de dezembro.

E embora não seja possível estabelecer relação direta entre isso e a redução na participação, o certo é que, nos termos da lei, não sendo um acionista qualificado, o Norges Bank pode abandonar de vez o capital da EDP sem que tenha de o comunicar aos mercados.

No comunicado remetido à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), a EDP informa que “o total de ações detidas pelo Norges Bank baixou o patamar de 2,00% do capital social da EDP” nesta segunda-feira. A empresa de António Mexia conta com uma capitalização bolsista na ordem dos 10,2 mil milhões de euros.

Recorde-se que, esta segunda-feira, os títulos da EDP fecharam a sessão a desvalorizar 0,36% para 2,794 euros cada ação, acompanhando a larga maioria das cotadas portuguesas. Quanto ao Norges Bank, é considerado o maior fundo da sua classe, valendo 870 mil milhões de dólares.

Gráfico: Cotação da EDP na Bolsa de Lisboa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Norges Bank já não é acionista qualificado da EDP

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião