Lloyds prepara unidade europeia se Reino Unido perder acesso ao mercado único

Banco liderado por António Horta Osório prepara a criação de uma subsidiária no continente para assegurar continuidade do negócio na Holanda e Alemanha após saída do Reino Unido da UE.

O Lloyds está a preparar a criação de uma subsidiária na Alemanha e Holanda caso o Reino Unido abandone a União Europeia sem assegurar o acesso ao mercado único, segundo adiantaram várias fontes ao Financial Times (conteúdo em inglês/acesso pago).

O banco liderado pelo português António Horta Osório, cujo principal negócio está concentrado no Reino Unido, é o único entre os grandes bancos britânicos sem uma subsidiária noutro país da União Europeia.

Para manter a sua pequena carteira de clientes alemães e holandeses, assegurando o acesso ao sistema de pagamentos europeu, o Lloyds está então planear o estabelecimento de uma subsidiária no continente europeu.

Isto acontece numa altura em que várias instituições e serviços financeiros estão a ponderar o abandono da City, devido à votação britânica para sair da União Europeia, ocorrida a 23 de junho.

Vários bancos japoneses já disseram ao governo britânico que deverão começar a deslocalizar partes das suas operações de Londres para outros países caso os procedimentos e condições de saída do Reino Unido do projeto europeu não sejam clarificados.

Segundo diz o FT, o mais provável é o Lloyds transformar uma das suas filiais em Amesterdão ou Frankfurt na sua subsidiária europeia, uma medida que vai exigir que o banco britânico reforce os capitais e os recursos humanos desta unidade.

O negócio hipotecário do Lloyds na Holanda tem empréstimos na ordem dos oito mil milhões de libras e o banco online na Alemanha detém depósitos de clientes de aproximadamente 12 mil milhões de libras.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lloyds prepara unidade europeia se Reino Unido perder acesso ao mercado único

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião