Euromilhões saiu em Lisboa, mas Porto é o campeão

O Euromilhões saiu mais uma vez em Portugal. Foi a quinta só este ano, mas o concurso já fez 63 milionários desde que chegou ao país, em 2004.

Este vai ser um Natal diferente para o português que acertou em todos os números. O Euromilhões deu mais 61 milhões de euros a um apostador, um dos cinco que este ano ficaram euromilionários. O prémio saiu em Lisboa, mas no total dos primeiros prémios desde que o concurso se estreou no país quem vai à frente é o Porto.

Com mais este premiado, sobe para cinco o total de primeiros prémios do Euromilhões sorteados em Portugal em 2016. O primeiro do ano foi em Faro, seguindo-se Santarém, Arcos de Valdevez, Porto e agora vai para Lisboa. No total, estes primeiros prémios renderam 219,5 milhões de euros. Só com estes primeiros prémios — excluindo todos os outros prémios –, o Estado arrecadou 43,9 milhões em impostos (taxa de 20%).

Ainda faltam três sorteios até ao final do ano, mas o valor dos primeiros prémios em Portugal dificilmente chegará aos 320 milhões registados no ano passado, ano em que atingiu um recorde. 2016 é já o segundo melhor ano de sempre em primeiros prémios, sendo que no total o Euromilhões já deu 1.864,4 milhões de euros desde 2004. Há, até agora, 63 euromilionários. Em 2007, houve nove primeiros prémios.

Porto, a capital do Euromilhões

O primeiro prémio do Euromilhões saiu em Lisboa. Há ano e meio que não acontecia, mas não é assim tão raro que um apostador no Distrito de Lisboa acerte em todos os números e nas duas estrelas. Houve, até agora, 11 primeiros prémios na capital, num total de 237 milhões de euros, sendo que a “capital” do Euromilhões é o Porto.

De acordo com dados da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa disponibilizados ao ECO, o Porto conta com 16 dos 63 euromilionários portugueses. Ou seja, foi no Porto que saíram um em cada quatro dos primeiros prémios registados em Portugal, totalizando ligeiramente mais de 400 milhões de euros em prémios. No “ranking” por Distritos, seguem-se Faro (7) e Braga (5)

Castelo Branco, o recorde

Se Lisboa e Porto dominam no que toca ao número de euromilionários, totalizando 42% de todos os primeiros prémios registados no país, foi em Castelo Branco que saiu o maior prémio alguma vez atribuído pelo Euromilhões em Portugal: 190 milhões de euros. Já passaram mais de dois anos desde esse prémio sorteado a 24 de outubro de 2014.

 

euromilhoes-04

Portugal é o país participante do Euromilhões, que tem a maior proporção de vencedores em relação ao baixo número de participantes. O país que mais ganhou jackpots até hoje foi a França, de onde vieram 25% de todos os jackpots do Euromilhões, seguido de Espanha (22%) e Portugal (18%), revela o site do Euromilhões. Este jogo está disponível em 13 países: Portugal, Reino Unido, Irlanda, França, Espanha, Áustria, Bélgica, Luxemburgo, Suíça, Andorra, Liechtenstein, Mónaco e Ilha de Man.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Euromilhões saiu em Lisboa, mas Porto é o campeão

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião