Consumo real dos automóveis 42% acima do anunciado

  • ECO
  • 21 Dezembro 2016

A Federação Europeia dos Transportes e Ambiente conclui que os valores errados de consumos têm um custo médio de 450 euros por ano para os consumidores.

O seu carro consome o que a marca anunciava? Provavelmente não. Mas é normal. De acordo com um estudo da Federação Europeia dos Transportes e Ambiente, a diferença entre o consumo real e o apresentado pelas fabricantes é de 42%, o que se traduz em custos avultados para os condutores. Gastam, em média, mais 450 euros por ano em combustível do que o previsto.

É cada vez maior a diferença entre o consumo de combustível relatado pelos fabricantes de automóveis com base em testes de laboratório e o consumo real em estrada, defende a federação da qual faz parte a Quercus, num estudo citado pela TSF. Registam-se diferenças sempre acima dos 35%, com a diferença média “a crescer de forma exponencialmente nos últimos ano”.

Atualmente, em toda a indústria automóvel, essa diferença média é de 42%, quando em 2012 se ficava pelos 28%, sendo a Mercedes a fabricante que apresenta o maior diferencial entre o consumo medido e aquele que efetivamente se verifica na utilização real do veículo: mais de 50% de diferença.

O trabalho defende que há sinais claros de que várias marcas estão a manipular os dados relativos à eficiência no consumo, o que terá um peso médio de 450 euros por ano no bolso dos condutores europeus face ao publicitado pelas marcas.

 

Além dos consumidores, o presidente da Quercus, João Branco, diz que também o Estado fica a perder pois a cobrança de impostos está muito dependente do consumo de combustível e do desempenho ambiental.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Consumo real dos automóveis 42% acima do anunciado

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião