Conselho de Estado saúda eleição de Guterres em “contexto de incerteza” global

  • Lusa
  • 21 Dezembro 2016

"Júbilo" e "orgulho nacional". Foi assim que os conselheiros de Estado receberam a eleição de Guterres para secretário-geral da ONU. Um mandato que será "complexo e exigente".

O Conselho de Estado manifestou hoje “o júbilo e o orgulho nacional” pela sua eleição como secretário-geral das Nações Unidas e considerou que o seu mandato vai ocorrer num “contexto de incerteza” global, “muito complexo e exigente”.

Esta posição consta de uma nota com dois parágrafos distribuída aos jornalistas no Palácio de Belém, em Lisboa, no final de uma reunião do Conselho de Estado que durou cerca de cinco horas e meia, entre as 15h15 e as 20h45.

O Conselho de Estado “analisou o futuro da Europa, num contexto de incerteza e desafios para a própria Europa e para o mundo”, e “manifestou ao senhor engenheiro António Guterres o júbilo e o orgulho nacional pela sua eleição, por aclamação, como secretário-geral das Nações Unidas”, lê-se na nota divulgada.

O Conselho de Estado considera que o mandato de Guterres à frente das Nações Unidas “irá ocorrer num contexto internacional muito complexo e exigente, reconhecendo o enorme contributo que pode dar no desempenho do alto cargo pelas suas elevadas qualidades intelectuais e humanas e pelo profundo empenho que sempre coloca nas missões que abraça”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Conselho de Estado saúda eleição de Guterres em “contexto de incerteza” global

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião