Fed promete subir juros e faz descer a bolsa de Lisboa

Reserva Federal norte-americana prometeu encarecer o dinheiro no próximo ano, deixando investidores sem apetite pelo risco no arranque da sessão. Lisboa cede 0,5%.

A Reserva Federal norte-americana anunciou esta quarta-feira a segunda subida dos juros desde 2016 e não vai ficar por aqui no próximo ano. Ao longo de 2017, Janet Yellen vai apertar a política monetária, encarecendo o dinheiro, face ao conforto e robustez da maior economia do mundo. Esse sinal de retirada mais acelerada dos estímulos está a deixar os investidores com pouco interesse pelo risco.

Por Lisboa, o PSI-20, o principal índice português, perdia 1% para 4.553,69 pontos, pressionado sobretudo pelo desempenho negativo das supercotadas nacionais Jerónimo Martins, EDP, EDP Renováveis e Galp, cujas descidas superavam os 1%.

“O principal tema da bolsa nacional e da sessão europeia será observar como as yields da dívida soberana irão reagir ao forte aumento das yields americanas, fruto da reunião de ontem da Fed”, escrevem os analistas do BPI no Diário de Bolsa. “Ações como a EDP, a REN e a EDP Renováveis são as mais vulneráveis aos movimentos das taxas de juro nacionais. Um outro efeito da subida das yields americanas foi a valorização do dólar“, acrescentaram.

"O principal tema da bolsa nacional e da sessão europeia será observar como as yields da dívida soberana irão reagir ao forte aumento das yields americanas, fruto da reunião de ontem da Fed. Ações como a EDP, a REN e a EDP Renováveis são as mais vulneráveis aos movimentos das taxas de juro nacionais. Um outro efeito da subida das yields americanas foi a valorização do dólar.”

Analistas do BPI

Diário de Bolsa

No mercado secundário, os juros da dívida portuguesa agravavam-se na manhã desta quinta-feira, com a taxa das obrigações a dez anos, a referência no mercado, a subir quase sete pontos base paara 3,843%, num contexto de aumento dos juros no contexto europeu.

Nas bolsas europeias, o sentimento do dia até era positivo. Madrid, Paris e Frankfurt valorizavam até 1%.

(notícia em atualizada às 8h25 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fed promete subir juros e faz descer a bolsa de Lisboa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião