“Eleições na Áustria são cruciais para a Europa”

Em simultâneo com o referendo em Itália realizam-se eleições presidenciais na Áustria. Francesco Franco alerta para o risco de a extrema direita vencer.

Faz impressão que um partido de extrema-direita ganhe as eleições” presidenciais na Áustria, confessa Francesco Franco. Em entrevista ao ECO, o economista da Nova Business School sublinha a “importância crucial para a Europa” que este escrutínio vai ter. Recorde-se que, em 2017, é a vez da Alemanha e de França irem a votos.

Contudo, o economista não acredita que “o eleitorado austríaco se deixe influenciar pelo referendo em Itália”.

Os movimento políticos que agora se assistem na Europa fazem “parte do momento histórico” que se vive, no qual “a força de vontade começa a ter um papel mais importante do que a razão pura”, diz Francesco Franco. “Temos de nos lembrar que é muito importante ter um equilíbrio entre as duas”, acrescenta. Mas, “neste momento, o pêndulo está mais do lado da vontade do que da razão e os de políticos vão ter de perceber como fazer o pêndulo regressar a um maior equilíbrio de forças“, conclui.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

“Eleições na Áustria são cruciais para a Europa”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião