RBS chumba nos testes de stress no Reino Unido

O Royal Bank of Scotland, controlado pelo Estado, vai ter de apresentar um plano para reforçar capitais em 2,3 milhões de euros depois de ter chumbado nos testes de esforço do Banco de Inglaterra.

O Royal Bank of Scotland (RBS) falhou nos testes de stress conduzidos pelo Banco de Inglaterra e vai ter de apresentar aos reguladores financeiros britânicos um plano para reforçar a sua posição de capital no montante de dois mil milhões de libras (cerca de 2,35 mil milhões de euros).

Os resultados dos testes de esforço à banca britânica foram revelados esta quarta-feira e indicam que mais duas instituições demonstraram uma posição de fragilidade quando colocadas num cenário económico e financeiro mais adverso: o Barclays e o Standard Chartered, que não cumpriram os requisitos mínimos exigidos num ambiente mais complicado modelado pelo Banco de Inglaterra, embora os seus planos de aumento de capital em curso tenham sido considerados suficientes para enfrentar maiores complicações.

O exame à saúde financeira dos bancos no Reino Unido, o terceiro que o banco central conduz desde que a crise financeira de 2007-2009 obrigou o Governo britânico a intervencionar instituições financeiras como o RBS ou o Lloyds com recurso a dinheiro dos contribuintes, foi o mais exigente até ao momento, com os cenários de crise recriados pelo Banco de Inglaterra a combinarem choques tanto na economia doméstica como na economia global. A ideia destes testes de stress é colocar os bancos à prova em caso de situação de enorme aperto económico.

No caso do RBS, o resultado miserável que alcançou no teste do Banco de Inglaterra — devido sobretudo ao peso dos custos com litígios que o banco continua a carregar — sublinha o esforço que a instituição ainda tem de realizar para alcançar uma posição de maior estabilidade oito anos depois de ter sido resgatada por dinheiro público na sequência da grave crise financeira global que teve origem no mercado de subprime dos EUA.

O RBS já apresentou uma nova versão do plano de recapitalização às autoridades de supervisão bancária no Reino Unido durante a noite, depois de o teste ter revelado que o banco, detido em 73% pelo Governo, registou a segunda maior queda nos rácios de capital num cenário de stress, depois do pior registo alcançado pelo Co-operative Bank, em 2014.

No global, o Banco de Inglaterra considerou os resultados como francamente positivos, com os testes a mostrarem que o sistema bancário britânico continuou a reforçar os seus níveis de capital nos últimos anos, o que deixa as instituições financeiras mais protegidas em caso de elevado stress nos mercados e na economia.

“O Comité de Política Financeira considera que, na sequência dos testes de stress, o sistema bancário está capitalizado como um todo para apoiar a economia real num cenário de stress severo, global e sincronizado”, revelou o Banco de Inglaterra num comunicado divulgado na manhã desta quarta-feira.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

RBS chumba nos testes de stress no Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião