Avaliação bancária das casas em máximos de 2011

Bancos voltam a rever em alta os preços das casas pelo sétimo mês seguido. Avaliações bancárias na habitação atinge máximo de cinco anos.

O valor médio de avaliação bancária na habitação para o total do país aumentou cinco euros em outubro, fixando-se em 1.081 euros por metro quadrado, o valor mais elevado desde novembro de 2011, num sinal de recuperação do mercado imobiliário em Portugal, afetado pelos anos de crise.

Os dados divulgados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) mostram que o valor médio está a acelerar, facto a que não é indiferente a maior confiança dos bancos na concessão de crédito. Cresceu 3,8% em termos homólogos no mês passado, uma taxa que compara com os 3,6% no mês anterior.

Além disso, foi o sétimo mês em que a avaliação das casas da parte dos bancos, reportado pelas instituições nas operações que envolveram empréstimos, cresceu.

As regiões que revelaram os aumentos mais expressivos foram o Norte (+4,5%) e o Algarve (+4,8%), onde as avaliações dos bancos colocavam o preço do metro quadrado da habitação nos 954 euros e 1.358 euros, respetivamente.

Por segmento de habitação, o valor médio da avaliação dos apartamentos fixou-se nos 1.125 euros por metro quadrado — um aumento de 3,3% face ao mesmo mês do ano passado –, enquanto o valor atribuído pelos bancos às moradias se situou nos 1.010 euros, correspondendo a um crescimento homólogo de 4,8%.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Avaliação bancária das casas em máximos de 2011

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião