Carlos Costa: “A Europa é uma inevitabilidade”

O governador do Banco de Portugal diz que há uma "tendência isolacionista", mas a economia não prospera neste contexto.

“A Europa é uma inevitabilidade”, considera Carlos Costa. O governador do Banco de Portugal avisa que há uma “tendência isolacionista”, mas “a economia não consegue viver nesse ambiente”.

Carlos Costa fez o discurso de abertura da oitava conferência sobre o “Desenvolvimento Económico Português no Espaço Europeu”. Para o governador do Banco de Portugal só faz sentido arrancar para a discussão da Europa para Portugal, dada as especificidades da economia portuguesa. Esta é “pequena e aberta” e, por isso, dependente da sua “envolvente”, ou seja, o contexto internacional.

 

Estamos a remar “contra ventos e marés”, classifica Carlos Costa, referindo-se às tendências de isolamento das economias, nomeadamente após a eleição de Donald Trump nos Estados Unidos da América e a saída do Reino Unido da União Europeia, o chamado Brexit.

“Temos de ser os protagonistas de uma abordagem que integra abertura com interesses nacionais”, argumenta Carlos Costa. “Temos de fazer dos interesses nacionais o desígnio diretor mas sempre integrando a dimensão de abertura”, conclui.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Carlos Costa: “A Europa é uma inevitabilidade”

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião