Endesa: Compra da ENEL Green Power España anima lucros

  • Rita Atalaia
  • 8 Novembro 2016

A energética espanhola apresentou um aumento do lucro nos primeiros nove meses do ano. Esta subida inclui a compra de uma participação de 60% na ENEL Green Power España.

A Endesa, presente em Espanha e Portugal, conseguiu aumentar os lucros nos primeiros nove meses do ano. E isto graças a uma mais-valia proporcionada pela compra de uma participação maioritária na ENEL Green Power España.

A energética espanhola apresentou um lucro líquido de 1,31 mil milhões de euros entre janeiro e setembro de 2016. Isto traduz-se num aumento de 8,2% em relação aos 1,21 mil milhões de euros registados no mesmo período do ano passado. Excluindo eventos extraordinários, o lucro cresceu 22,3%.

O aumento do lucro inclui uma mais-valia de 12 milhões de euros com a compra de uma participação maioritária na ENEL Green Power España. A Endesa também alcançou até setembro uma margem bruta de 4,34 mil milhões de euros, uma subida de 3%, graças à resiliência da margem da Endesa no mercado liberalizado. “A redução dos custos nas compras de matérias-primas e de energia compensou os preços baixos e o impacto negativo de um encargo não recorrente de 184 milhões de euros gerado em 2015”, explica a empresa num comunicado.

Esta evolução positiva da margem no mercado liberalizado e o bom desempenho no mercado regulado “têm sido elementos cruciais na evolução do EBITDA até setembro”, explica a Endesa. Os resultados antes de juros, impostos, depreciações e amortizações cresceram 4,3% no período em análise para 2,87 mil milhões de euros.

Em relação à procura por eletricidade em Portugal e Espanha, os resultados mostram que houve um decréscimo. Até setembro de 2016, a procura cresceu apenas 0,1% face aos 2,5% registados no período homólogo.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Endesa: Compra da ENEL Green Power España anima lucros

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião