Lisboa cai pelo quarto dia no maior ciclo de perdas desde junho

São dez as cotadas que pressionavam a bolsa nacional no arranque da última sessão da semana. Lisboa vai no quarto dia de perdas seguido naquele que é o maior ciclo de quedas em quatro meses.

Somando a quarta sessão de perdas consecutiva, o PSI-20, o principal índice português, abriu a cair 0,44% para 4.655,89 pontos. Se continuar em terreno negativo até ao fecho do dia, completa o ciclo mais prolongado de perdas desde meados de junho, há quatro meses.

A abertura com sinal menos era um cenário esperado pelos analistas devido ao aumento do risco do país no mercado. “O mercado português poderá abrir sob uma ligeira pressão vendedora. Na sessão de ontem, assistiu-se a uma subida generalizada das yields, pelo que durante a sessão de hoje as yields nacionais serão atentamente monitorizadas“, diziam os analistas do BPI no Diário de Bolsa, publicado minutos antes do início da sessão.

PSI-20 cai há quatro sessões

Fonte: Bloomberg (Valores em euros)
Fonte: Bloomberg (Valores em pontos)

Em termos empresariais, nota para a Galp, cujas ações seguiam quase inalteradas nos 12,51 euros, depois de a petrolífera ter apresentado uma descida de 26% do lucro nos primeiros nove meses do ano, abaixo das expectativas dos analistas. E para a Mota-Engil, que depois de ter anunciado obras no valor de 228 milhões de euros no México, perdia 0,39% para 1,77 euros.

No setor financeiro, os títulos do BCP perdiam mais de 1%, apesar de o polaco Bank Millennium, detido em 50,1% pelo banco português, ter fechado os primeiros nove meses do ano com um resultado líquido de 130,3 milhões de euros (569,8 milhões de zlotys), um aumento de 15,5% face ao período homólogo.

A temporada de resultados no PSI-20 continua esta sexta-feira com a a Corticeira Amorim e a Semapa. De acordo com o
BPI Equity Research, a Corticeira Amorim terá registado receitas no valor de 165 milhões de euros e lucro líquido de 19 milhões no terceiro trimestre. Por sua vez, a Semapa deverá ter apresentado receitas de 393 milhões e um lucro de 48 milhões.

Lá por fora, o índice alemão DAX 30 liderava as perdas entre os pares europeus, registando uma queda de cerca de 1%. Madrid, Milão e Paris observavam quedas em torno de 0,5%.

(notícia em atualizada às 8h21 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Lisboa cai pelo quarto dia no maior ciclo de perdas desde junho

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião