Qual é o supermercado mais barato? E o mais caro?

  • Ana Luísa Alves
  • 21 Outubro 2016

Estudo da DECO revela quais são as superfícies mais caras e as mais baratas.

A que supermercado costuma ir? Sabe se esse é o que pratica os preços mais baixos? O estudo da DECO aos preços praticados nos vários supermercados do país revela que a superfície mais barata é o Continente, em todos os distritos, exceto no Porto, onde o supermercado mais barato é o Jumbo. O Continente fica assim à frente do Pingo Doce, Intermarché, Mini Preço, Coviran, E.Leclerc, Spar, Solmar, Meu Super e Lidl.

2016out21_superficiesmaisbaratas-01
As cinco superfícies mais baratas de Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra.

Quanto ao supermercado mais caro, em grande parte dos distritos analisados foi o Mini Preço, seguido do Meu Super e do Lidl.

superficies-mais-caras-01
As superfícies mais caras de Lisboa, Porto, Aveiro e Coimbra.

Em análise estiveram os 18 distritos de Portugal continental e três das ilhas da Madeira e dos Açores (Ilha da Madeira, Ilha de S. Miguel e Ilha Terceira).

Os resultados têm em conta o cabaz de produtos e o distrito escolhidos, e a apresentação é feita sob a forma de um índice 100. A loja mais barata tem o índice 100, e todas as outras são calculadas em função desta — quanto mais elevado o valor do índice mais caros são os supermercados.

O estudo contempla 476 estabelecimentos visitados e tem por base 5.981 preços recolhidos de maio a julho para 92 produtos das marcas mais vendidas em Portugal, agrupados em nove categorias: congelados, laticínios, mercearia, bebidas, higiene pessoal, limpeza da casa, fruta e legumes, peixe e carne.

No site está disponível um motor de busca para que cada pessoa possa procurar, dentro do seu conselho ou distrito, quais as superfícies mais baratas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Qual é o supermercado mais barato? E o mais caro?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião