Arábia Saudita: países fora da OPEP também vão cortar a produção

Al-Falih afirmou que as negociações com os países fora da OPEP -- que também pretendem parar a produção -- vão continuar até ao próximo encontro da OPEP a 30 de novembro.

A garantia foi dada pelo ministro da Energia e Indústria da Arábia Saudita, mas sem nomear quais os países. Existem vários países fora da OPEP que se vão juntar no corte de produção acordado para que os preços do petróleo aumentem. A informação foi avançada pelo ministro saudita Khalid Al-Falih numa conferência em Londres esta quarta-feira.

O petróleo está a valorizar 1% e esta subida não é inocente: o ministro da Energia e Indústria, num discursos sobre petróleo e dinheiro, não divulgou os países em concreto, mas garantiu que existem países dispostos a cortar a produção. Al-Falih afirmou que as negociações vão continuar até ao próximo encontro da OPEP a 30 de novembro.

Petróleo acelera mais de 1%

grafico-01

A indústria do petróleo está “claramente a reequilibrar-se”, afirmou o ministro saudita na conferência, o que vai trazer uma “desaceleração considerável”. Al-Falih referiu que o inventário de crude nos Estado Unidos está a descer e que a curva da oferta-procura está a uniformizar.

A Rússia já tinha dito que considera juntar-se aos países da OPEP nesse congelar da produção, mas países como o México e a Noruega rejeitaram entrar no acordo.

Editado por Paulo Moutinho

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Arábia Saudita: países fora da OPEP também vão cortar a produção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião