Brexit: Bancos norte-americanos confirmam saída do Reino Unido

  • Ana Luísa Alves
  • 14 Outubro 2016

Ministro das finanças francês disse que os bancos norte-americanos confirmaram a mudança de algumas das suas atividades financeiras para outros países europeus, quando o Reino Unido sair da UE.

Michel Sapin, ministro das Finanças francês, disse que os bancos norte-americanos confirmaram a mudança de algumas das suas atividades para fora do Reino Unido, quando forem oficialmente levadas a cabo as conversações para a saída da União Europeia. O destino escolhido vão ser outros países europeus.

“Para eles, até agora, a questão era ‘será que o Brexit vai mesmo acontecer? Vai mesmo ser implementado?’ Tem-se falado em dois anos mas pode ser que seja só daqui a três ou quatro anos?”, referiu Sapin, citando os responsáveis dos bancos, que visitou Washington na semana passada, citado pelo Guardian.

“Já não existe mais o ‘se’. É ‘vai mesmo acontecer o Brexit nos próximos dois anos, e depois desses dois anos nós vamos ter de tomar decisões”, explicou Sapin.

Paris está entre as cidades que esperam vir a acolher as instituições financeiras sediadas na City, se os bancos avançarem com a decisão revelada por Michel Sapin, para que os negócios europeus estejam salvaguardados.

Sapin acrescentou que os bancos norte-americanos tinham adotado uma posição de “esperar para ver”, o que acontecia relativamente aos investimentos britânicos.

Dirigentes do Bank Of England alertaram esta semana o governo britânico a propósito da perda de postos de trabalho bem pagos no setor financeiro, que podem mesmo abrir um buraco no orçamento do país, refere o Guardian.

Carmen Nuzzo, economista de um banco em Londres, escreveu numa nota aos seus clientes esta quarta-feira:” A maior ameaça provém das potenciais migrações que podem vir a prejudicar a colaboração internacional e a atratividade do Reino Unido”.

“Isto é um risco a longo prazo, mas pode ainda ser maior se o governo do Reino Unido der prioridade ao controlo da imigração antes de se preocupar com o acesso ao mercado único europeu”, acrescenta Nuzzo.

O ministro das Finanças acrescentou que a França está a trabalhar num plano para promover Paris no sentido de ser a futura capital financeira do velho continente.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Brexit: Bancos norte-americanos confirmam saída do Reino Unido

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião