E o Nobel da Economia vai para…

Olivier Blanchard, o antigo economista-chefe do FMI, é um dos mais fortes candidatos ao Nobel da Economia 2016. Surge destacado juntamente com dois economistas americanos.

No final de 2012, em plena crise das dívidas soberanas, o então economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI), o francês Olivier Blanchard, sugeriu que os efeitos dos planos de austeridade que estavam a ser implementados sobretudo por alguns países da Zona Euro, incluindo Portugal, poderiam ter sido subestimados pelas instituições que fazem previsões económicas. Na prática, Blanchard chegou à conclusão de que o impacto da consolidação orçamental estava a ser bem mais grave do que era esperado, com consequências para o crescimento económico e para o emprego, desafiando algumas das políticas que o próprio FMI havia recomendado. Motivou uma séria discussão em torno dos famosos multiplicadores. Comissão Europeia e Banco Central Europeu (BCE) foram alguns dos críticos ao trabalho do economista francês.

Com vários estudos sobre o tema, incluindo o popular artigo “Growth Forecast Errors and Fiscal Multipliers”, Blanchard, 67 anos, é apontado como forte candidato ao Prémio do Banco da Suécia para as Ciências Económicas em Memória de Alfred Nobel — conhecido como Nobel da Economia — cujo vencedor será anunciado em Estocolmo, Suécia, esta segunda-feira, 10 de outubro. Surge como o favorito à sucessão a Angus Deaton, galardoado em 2015

Para a ScienceWatch, uma consultora da Thomson Reuters que, para prever o Nobel, utiliza um modelo que considera, entre outras variáveis, a popularidade dos papers entre a comunidade científica, além do economista francês, estão na pole position outros dois economistas norte-americanos: Edward P. Lazear e Marc J. Melitz.

International Monetary Fund’s Chief Economist Olivier Blanchard speaks during the World Economic Outlook (WEO) press conference, October 8, 2008 at the IMF Headquarters in Washington DC. The world economy is entering a major downturn in the face of the most dangerous financial shock in mature financial markets since the 1930’s, according to the WEO. © IMF Staff Photographer Eugene Salazar
Da esquerda para a direita: Marc J. Melitz, Edward P. Lazear e Olivier Blanchard.

Pelo desenvolvimento do campo distintivo da economia dos recursos humanos, Lazear, 68 anos, tem como trabalho principal um estudo publicado em 1981 no Journal of Political Economy, “Rank-Order Tournaments as Optimum Labor Contracts”, onde analisa diferentes sistemas de compensações aos trabalhadores de determinada empresa. A extensa investigação académica deste professor de economia da Universidade de Stanford centra-se sobretudo nos incentivos aos trabalhadores, promoções, compensações e produtividade nas empresas.

Quanto a Marc Melitz, 48 anos, surge destacado pela ScienceWatch devido às “descrições pioneiras acerca da heterogeneidade das empresas e comércio internacional“. O professor de Economia de Harvard explicou como as trocas comerciais internacionais podem afetar a vida das empresas no seu trabalho mais citado, “The Impact of Trade on Intra-Industry Reallocations and Aggregate Industry Productivity”.

Segundo Melitz, a exposição ao comércio induz apenas as empresas mais produtivas a entrar no mercado de exportações internacionais (enquanto outras menos produtivas continuam a produzir apenas para o mercado doméstico) e força ao mesmo tempo a saída das empresas menos produtivas. Adicionalmente, empresas com maior exposição às exportações tendem a realocar recursos dentro da empresa com ganhos na produtividade.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E o Nobel da Economia vai para…

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião