Fact check: a luta dos gráficos das exportações no debate quinzenal

António Costa mostra um gráfico, PSD riposta. Governo defende que exportações aumentaram, Passos Coelho refuta. Mostram os dois os mesmos dados?

Os gráficos invadiram o debate quinzenal com o tema das exportações a fazer furor. O primeiro-ministro António Costa foi o primeiro a lançar-se com as colunas das exportações para desmistificar um argumento da oposição: desde que o Governo entrou, as exportações baixaram. Costa levantou o braço e deu à luz um gráfico para o provar.

Gráfico do governo vs. gráfico do PSD

As colunas mostravam o valor bruto das exportações de bens e de serviços. É este termo específico que faz toda a diferença na discussão. É que ao incluir os serviços nas exportações, o governo faz valer a ideia de que as exportações aumentaram comparando os segundos trimestres de 2015 e de 2016, tal como mostra o gráfico distribuído aos jornalistas:

No entanto, não é novidade que as exportações dos serviços, particularmente as do turismo, estão a correr bem e apresentam um excedente. Só assim é possível dizer que Portugal tem uma balança comercial positiva. E, neste caso, que os valores brutos das exportações estão a aumentar em relação ao mesmo período do ano passado.

Contudo, o mesmo não se pode dizer quando se encurta a análise para as exportações de bens, aquelas que o Instituto Nacional de Estatística divulga todos os meses e que a oposição, principalmente o PSD, tem usado para atacar a estratégia de Mário Centeno. O gráfico distribuído aos jornalistas pelo PSD tem como fonte o Ministério da Economia e mostra a diminuição das exportações desde fevereiro deste ano:

O veredicto final depende dos dados a usar no debate. Como Governo e PSD usam dados diferentes, tanto se pode dizer que as exportações estão a subir, se estivermos a incluir os serviços nas contas, como que as exportações estão a descer, se estivermos apenas a considerar as exportações de bens.

Editado por Mariana de Araújo Barbosa

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Fact check: a luta dos gráficos das exportações no debate quinzenal

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião