Centeno reitera empenho na consolidação das contas

  • Rita Atalaia
  • 22 Setembro 2016

O Ministério das Finanças rejeita as críticas feitas pelo Fundo Monetário Internacional e reitera que continua empenhado numa consolidação das contas públicas.

O Ministério das Finanças voltou a mostrar-se empenhado na consolidação das contas públicas, depois de o Fundo Monetário Internacional ter aconselhado o controlo da despesa no artigo IV e quarto processo de monitorização pós-programa com Portugal.

“O Governo continua empenhando numa consolidação das contas públicas que permita, em 2016, no cumprimento das regras europeias, uma restauração gradual dos rendimentos dos cidadãos”, diz o ministério num comunicado enviado às redações, acrescentando que “a autoavaliação do fundo reconhece as limitações do Programa”.

O fundo recomendou ao Governo português que volte a apostar num esforço de consolidação das contas públicas através de um controlo da despesa. Uma opção que deve incidir sobretudo nos salários da Função Pública e nas pensões, uma vez que “Portugal já tem uma carga fiscal elevada”.

"O Governo continua empenhando numa consolidação das contas públicas que permita, em 2016, no cumprimento das regras europeias, uma restauração gradual dos rendimentos dos cidadãos

Ministério das Finanças

“Continuar-se-á com a implementação de reformas que visam melhorar a produtividade”, diz o Ministério das Finanças.

O ministério diz ainda que “embora o programa de ajustamento não tenha alcançado os ganhos de competitividade ou o fomento do crescimento sustentável, como o FMI desejaria, o sacrifício dos portugueses não pode ser desrespeitado”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Centeno reitera empenho na consolidação das contas

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião