Espanha cresce 0,6% no terceiro trimestre com investimento a travar

Em termos homólogos, a economia espanhola cresceu 2,5%. O investimento desacelerou fortemente e a construção mantém peso importante na economia.

A economia espanhola cresceu 2,5%, em termos homólogos, no terceiro trimestre, uma taxa idêntica à do trimestre anterior, mais uma vez sustentada pela procura interna, revelam os dados preliminares publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) espanhol. Face ao trimestre anterior a evolução foi de 0,6%, acumulando três trimestres consecutivos com a mesma taxa de crescimento.

A procura interna contribuiu com três pontos percentuais para a evolução do Produto Interno Bruto, enquanto a procura externa subtraiu 0,5 pontos. Assim, o crescimento espanhol é duas décimas superior à média da zona euro, ou seja, 0,4% de acordo com os dados publicados ontem pelo Eurostat.

Economia espanhola cresce 2,5% em termos homólogos no terceiro trimestre…

Fonte: INE espanhol. Valores em percentagem. Variação homóloga

… e 0,6% em face ao trimestre anterior

Fonte: INE espanhol. Valores em percentagem. Variação em cadeia

Os dados homólogos revelam ainda um abrandamento do consumo das famílias de 2,3% para 2,1%, e do investimento que cresce 6,3%, contra os anteriores 7,7%. Esta travagem verifica-se tanto ao nível do investimento imobiliário como em maquinaria. Por outro lado, as melhorias verificados no saldo comercial resultam mais de um abrandamento das importações (desaceleram de 5,2% para 2%) do que pela evolução das exportações. As vendas ao exterior continuam a subir (0,4%), mas num ritmo muito inferior face aos 2,3% registados no período homólogo. Por outro lado, as exportações também foram 1,9 pontos percentuais inferiores às registadas no trimestre anterior.

Em termos de Valor Acrescentado Bruto, os serviços cresceram a um ritmo semelhante ao da economia em geral (2,6%), sendo que o comércio e a hotelaria cresceram 3,1%. Já a construção continua a evoluir a ritmo acelerado, ou seja, um crescimento anual de 7,2%, mais uma décima do que no trimestre anterior.

O emprego, em termos de postos de trabalho equivalentes a tempo inteiro cresceu 0,7% de julho a setembro, uma décima menos do que no trimestre anterior, apesar de nos últimos 12 meses ter acumulado um aumento de 2,5% % (equivalente a 450.000 pessoas).

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Espanha cresce 0,6% no terceiro trimestre com investimento a travar

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião