Atividade económica estabiliza em agosto

A Síntese Económica de Conjuntura, publicada pelo INE, aponta para uma estabilização do indicador de atividade económica disponível até agosto.

No terceiro trimestre do ano, o indicador de atividade económico estabilizou, recuperando das quedas anteriores. Por sua vez, o indicador de clima económico diminui em setembro, batendo máximos de maio de 2002, avançam os dados mais recentes publicados esta quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

“O indicador de atividade económica estabilizou em julho e agosto, após ter diminuído nos dois meses anteriores”, lê-se na Síntese Económica de Conjuntura do INE. Já o indicador de clima económico diminuiu em setembro, “tendo registado em julho e agosto o valor máximo desde maio de 2002”. Já na zona euro, “o indicador de confiança dos consumidores e o indicador de sentimento económico diminuíram” em setembro.

Entre os setores analisados, nos serviços, o índice de volume de negócios abrandou em agosto para uma “taxa de variação homóloga de 6,4%, depois de ter acelerado nos quatro meses precedentes”. Já o indicador de confiança neste setor diminuiu em setembro, “depois de ter aumentado nos quatro meses anteriores”. No setor do comércio, o indicador de confiança aumentou, “após ter diminuído entre junho e agosto”.

No setor da indústria, o índice de volume de negócios desacelerou em julho e agosto, “passando de uma taxa de variação homóloga de 7,7% em junho para 6,8% e 6,5%, respetivamente”, diz o INE. Já o indicador de confiança neste setor diminuiu em setembro, depois de ter aumentado em julho e agosto.

Por fim, no setor da construção e obras públicas, o índice de produção “acelerou de forma ligeira em agosto, registando taxas de variação muito semelhantes nos últimos três meses (4,0%, 3,9% e 4,0% entre junho e agosto)”. E, quanto ao indicador de confiança, este “diminuiu entre julho e setembro, após ter atingido em junho o valor máximo desde março de 2002”.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Atividade económica estabiliza em agosto

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião