Juncker confiante em acordo para o Brexit. Falta de acordo não é opção

O presidente da Comissão Europeia diz que vai ser possível selar um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido em novembro, se não mesmo ainda neste mês de outubro.

Jean-Claude Juncker está confiante em relação ao sucesso das negociações para o Brexit. Em entrevista a jornais austríacos publicada este sábado, o presidente da Comissão Europeia diz que vai ser possível selar um acordo entre a União Europeia e o Reino Unido em novembro, apostando mesmo que tal poderá ser possível ainda neste mês de outubro.

Juncker afirmou que a possibilidade de uma reaproximação entre os dois lados das negociações aumentou nos últimos dias. “Não estamos lá ainda. Mas a nossa vontade de chegar a um entendimento com o governo britânico é inviolável“, disse o responsável da União Europeia aos jornais Der Standard and Kurier e Der Falter.

“Temos que nos afastar desse cenário de não-negociação. Não seria bom para a Grã-Bretanha ou para o resto da União [Europeia]”, justificou.

Face a este cenário, Juncker disse ainda acreditar se possível chegar a “um acordo que irá atingir as condições do tratado de saída”. Relativamente à possibilidade de um acordo ainda em outubro, o presidente da Comissão Europeia disse não ter uma previsão para uma data. “Se não, fazemo-lo em outubro”, acrescentou.

Os negociadores do lado da União Europeia acreditam que um acordo de separação com o Reino Unido está para “muito breve”, segundo apurou a Reuters junto de fontes diplomáticas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Juncker confiante em acordo para o Brexit. Falta de acordo não é opção

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião