Quantos embaixadores tem Portugal no mundo?

São 193 os Estados que fazem parte das Nações Unidas. Não é comportável para um pequeno país como Portugal ter representações diplomáticas em todo o lado. Saiba em quantos países há.

Sabe quantos embaixadores Portugal tem? Se não sabe a resposta poderá ser levado a pensar que o número terá alguma relação com o número de países que existe no mundo. E quantos são esses? Para esta pergunta não há uma resposta óbvia (sobretudo por causa das disputas territoriais), mas poderemos tomar como ponto de partida os 193 Estados que fazem parte das Nações Unidas.

Perante um tão elevado número não é certamente comportável para um pequeno país como Portugal ter representações diplomáticas em todo o lado. Basta recordar que no Orçamento do Estado para 2018, ao Ministério dos Negócios Estrangeiros coube uma dotação de 396,2 milhões de euros (um aumento de 38,8 milhões de euros face ao ano anterior). O país teve de fazer opções.

Portugal tem 71 embaixadores “acreditados junto de um Estado estrangeiro soberano, um Governo ou uma organização internacional que funciona como representante oficial do seu próprio país”, revela o Instituto Nacional de Estatística, citando dados de junho de 2018. O detalhe da informação revela que 58 são homens e 13 mulheres. Em contrapartida, Portugal conta com 137 membros do corpo diplomático acreditados em Portugal.

Os embaixadores, para além da componente política da sua função, há muito que lhes tem sido exigido um foco na economia. A expressão diplomacia económica ganhou força com a globalização e a necessidade de ajudar as empresas nacionais a conquistar novos mercados ou vender a imagem do país além-fronteiras.

Esta preocupação com a ajuda às empresas ditou a redefinição da rede externa ao longo dos anos, mas também as limitações económicas. Por exemplo, o que é hoje tido como normal — delegações da Aicep nas embaixadas — foi um esforço de rentabilização de recursos, mas também de empowerment dos delegados da agência.

Os 71 embaixadores que Portugal tem neste momento são um reforço face aos 68 que havia em 2015 ou os 57 em 2013, por exemplo. Mas ainda estão longe dos 77 que o país tinha acreditados em 2006.

Evolução do número de embaixadores

Fonte. INE

Como termo de comparação, Espanha tem 128 embaixadores (117 em embaixadas e 11 em representações permanentes), o Reino unido tem 152 e França tem 176 (160 em embaixadas e 16 em representações permanentes), confirmou o ECO junto das respetivas embaixadas.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Quantos embaixadores tem Portugal no mundo?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião