Galp Energia afasta Lisboa das quedas na Europa

O PSI-20 está a conseguir evitar as quedas europeias, no dia em que entram em vigor as novas tarifas dos EUA sobre produtos chineses. A energia está a impedir a queda da bolsa de Lisboa.

A bolsa nacional arrancou a cair, mas rapidamente voltou acima da linha de água, conseguindo afastar-se do cenário vermelho que se vive na Europa, no dia em que entraram em vigor as novas tarifas impostas por Donald Trump sobre produtos chineses. A impedir Lisboa de perder valor estão os títulos da energia, especialmente a Galp.

O PSI-20 abriu a perder ligeiros 0,04%. Conseguiu, no entanto, recuperar, seguindo a valorizar 0,10% para 5.351,10 pontos, num dia em que as restantes praças europeias negoceiam em queda. O Stoxx 600, que serve de referência para a Europa, recua 0,14%.

A pesar nas negociações estão as tensões comerciais entre os Estados Unidos e a China, no dia em que começa a ser aplicado o novo pacote de tarifas alfandegárias sobre produtos chineses no valor de 200 mil milhões de dólares. Em resposta, a China decidiu também aplicar tarifas sobre 60 mil milhões de importações norte-americanas.

A impedir Lisboa de seguir as quedas europeias está a Galp Energia, que sobe 1,74% para 16,71 euros, num dia que está a ser de subida para os preços do petróleo. O Brent está a cotar novamente acima da fasquia dos 80 dólares.

Também a ajudar estão as restantes cotadas do setor energético, com a REN a valorizar 0,17% para 2,426 euros, enquanto a EDP cresce 0,06% para 3,23 euros.

Por seu lado, a EDP Renováveis recua 0,75% para 8,655 euros, assim como o BCP que desvaloriza 0,24% para 0,2504 euros. Ainda nas quedas estão as papeleiras, com a Altri a cair 0,12% para 8,15 euros e a Navigator a desvalorizar 0,37% para 4,302 euros.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

Galp Energia afasta Lisboa das quedas na Europa

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião