PSI-20 avança. Galp acumula ganhos com ajuda do petróleo

  • ECO
  • 12 Setembro 2018

A Galp avança mais de 1%, impulsionada pelos ganhos do petróleo nos mercados internacionais. Perante este desempenho, o índice de referência nacional acompanha a tendência da Europa.

A Galp Energia está a puxar pela bolsa. A petrolífera regista uma valorização de mais de 1% perante a subida dos preços da matéria-prima nos mercados internacionais. O PSI-20 avança, assim, mais de 0,3%, acompanhando a tendência das restantes praças europeias, apesar da queda do BCP.

O índice de referência nacional abriu a ganhar 0,12%, mas rapidamente acentuou a tendência positiva para somar 0,45%, tal como os congéneres europeus que respiram de alívio depois de várias sessões marcadas pelos receios em torno da guerra comercial, mas também da tensão vivida nos mercados emergentes. O Stoxx 600 segue a ganhar 0,22%

A puxar pelas bolsa está, essencialmente, a escalada dos preços do petróleo, puxando pelas empresas do setor petrolífero europeu. O Brent está já bem perto da fasquia dos 80 dólares por barril, sendo impulsionado pelo “colossal” furacão que se encaminha para os EUA. O Florence deverá chegar a terra nos próximos dias.

Entre as petrolíferas europeias, a Galp Energia é uma das que beneficia desta subida dos preços do petróleo, valorizando 1,62% para cotar nos 16,665 euros. Mas acaba por ser a única energética com sinal positivo, já que a EDP Renováveis está a cair 0,64%, enquanto a EDP segue a perder 0,34%.

A travar maiores ganhos está, essencialmente, o BCP, que segue a perder 0,33% para cotar nos 24,50 cêntimos, isto num dia em que a maioria das cotadas nacionais avança. Das 18 que compõem o PSI-20, 13 estão a valorizar, com a Mota-Engil a destacar-se ao somar 2,55% para 2,21 euros.

(Notícia atualizada às 8h36 com mais informação)

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

PSI-20 avança. Galp acumula ganhos com ajuda do petróleo

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião