E se pudesse ler o próximo livro… no Instagram?

A iniciativa ambiciona incentivar a leitura e aproveitar a rede social de uma maneira diferente. Para aliciar os leitores, há uma introdução animada, seguida de páginas da história.

Vê-se de tudo nas histórias do Instagram, menos… estórias. A biblioteca pública de Nova Iorque (NYPL) quer mudar isso e vai disponibilizar livros nas suas “stories, para quem quiser ler.

As aventuras de “Alice no País das Maravilhas”, perfeitas para fazer os leitores cair na toca do coelho durante, por exemplo, uma viagem de metro, são as primeiras desta iniciativa, adianta a ArtNet (acesso livre/conteúdo em inglês). A obra selecionada, de Lewis Carroll, está disponível nas histórias a partir desta quarta-feira. Passado 24 horas, os livros passam para os Highlights no perfil da NYPL.

O objetivo é criar uma biblioteca digital, que os utilizadores podem visitar quando quiserem. Os “Insta Novels” são apresentados nas histórias, e para ficar a ler é apenas preciso manter o dedo no ecrã até chegar à última palavra.

Vários artistas, populares nas redes sociais, foram responsáveis pelo design gráfico e animado das capas dos livros escolhidos pela NYPL. Entre eles encontram-se Magoz e César Pelizer. Para além do design da capa, as digitalizações do livro mostram também um pequeno desenho a indicar onde se deve clicar para virar a página.

As próximas histórias vão ser o conto “The Yellow Wallpaper”, da autora Charlotte Perkins Gilman, e “A Metamorfose”, de Franz Kafka. As obras foram escolhidas também pela sua natureza visual, que permite aos leitores ter uma experiência mais dinâmica.

“É apropriado que uma das obras que escolhemos seja A Metamorfose, porque, em colaboração com a Mother, estamos a transformar completamente a forma como as pessoas olham para esta rede social popular, e a reinventar a maneira como as pessoas acedem aos clássicos”, diz Carrie Welch, diretora das relações externas da NYPL, citada pela ArtNet.

Assine o ECO Premium

No momento em que a informação é mais importante do que nunca, apoie o jornalismo independente e rigoroso.

De que forma? Assine o ECO Premium e tenha acesso a notícias exclusivas, à opinião que conta, às reportagens e especiais que mostram o outro lado da história.

Esta assinatura é uma forma de apoiar o ECO e os seus jornalistas. A nossa contrapartida é o jornalismo independente, rigoroso e credível.

Comentários ({{ total }})

E se pudesse ler o próximo livro… no Instagram?

Respostas a {{ screenParentAuthor }} ({{ totalReplies }})

{{ noCommentsLabel }}

Ainda ninguém comentou este artigo.

Promova a discussão dando a sua opinião